PALAVRAS PARA PERDURAR


O Padre Armando Soares, do Instituto dos Missionários da Boa Nova, que tem dedicado e continua a dedicar à escrita muito do sue esforço, acaba de reunir em volume 70 desses escritos, que foram nascendo em confronto com muitas realidades da vida do mundo e da Igreja. O autor manifesta invulgar capacidade de olhar os acontecimentos e de sobre eles lançar uma serena luz humanizadora, através das grandes linhas da visão evangélica.
Percorrendo os 70 artigos, pode verificar-se que as grandes coordenadas do tempo aí se encontram retratadas e analisadas: tanto os acontecimentos que fazem reflectir (como a herança cristã da Europa, as diversas dinâmicas da Missão, os dias da paz e da guerra, o jubileu da encarnação, a evangelização da cultura), como as reflexões sobre acontecimentos aparentemente banais, mas em que o autor procura dimensões mais alargadas (muitas notícias ad comunicação social, a amizade e as alegrias ad vida, algumas personalidades de quem se fala e pequenos episódios do quotidiano).
Os escritos possuem um estilo de crónica, com a brevidade necessária, mas também com um sentido ético e moral marcado pelos valores humanos e cristãos, “abrindo ao leitor horizontes surpreendentes, por vezes inesperados”, no dizer de Viriato Matos, no “Prefácio” a estas crónicas.
Viajante e descobridor do mundo, o autor não quis deixar de incluir no volume um “miniálbum de algumas viagens” por ele organizadas. (
Em Voz Portucalense.30.Julho.2003)

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares