NA FORÇA DA PALAVRA: a primeira obra escrita pelo missionário Armando Soares


A Editorial Missões lançou “Na força da PALAVRA”, a primeira obra do padre Armando Soares.
Este livro é uma compilação dos mais importantes artigos de opinião que o autor tem publicado ao longo dos tempos, em diversos jornais do país, podendo adquiri-lo mediante pedido para o Apartado 40,  3721-908 Vila de Cucujães.
Comentário e reflexões enchem as 208 páginas que de certo o leitor não quererá perder, naquela que já é considerada uma grande obra religiosa.
O autor é missionário, com 13 anos de presença em Moçambique e 29 anos ao serviço da juventude como professor e formador.
Tem prestado colaboração assídua em vários jornais, incluindo NPB e é há nove anos o responsável da Redacção das Revistas Missionárias Boa Nova e Voz da Missão.
No prefácio, o Padre Viriato Matos escreveu: “ o leitor vai encontrar nestas páginas, a força da Palavra de Deus, que o Padre Armando Soares transmitiu ao longo de muitos anos, a muitos milhares de leitores de inúmeros jornais em que ele tem colaborado.
Foi, pois, feliz iniciativa esta de reunir estes 70 textos, escritos nas mais diversas e oportunas circunstâncias que o curso dos anos foram sugerindo. Textos circunstanciados sobre muitos e diferentes temas, sempre actuais, onde se faz ouvir a dominante do espírito missionário de quem os escreve.
O estilo é de um guia – o leitor sabe que o padre Armando tem uma experiência incomparável e invejável – que lhe dá autoridade e comunicabilidade, servindo-se, para tanto, de uma linguagem muito directa. Ao lê-lo, mais parece que o estamos a ouvir, dialogando com leitores irmanados, impõe-se pela clareza e brevidade, espontaneidade e diversidade, actualidade e novidade, espiritualidade, ritmo e poesia, tudo ao serviço da fidelidade ao Evangelho e à Igreja, abrindo ao leitor horizontes surpreendentes, muitas vezes inesperados. Próprio de quem está atento ao ritmo de Deus e dos homens no mundo de hoje.”

“Não podemos calar-nos!”

A acompanhar o anúncio desta obra ao NPB o padre Armando Soares não deixou de escrever umas palavras, relatando um dos artigos que podem ser encontrados na obra “A Força da Palavra”. Segue-se um extracto do artigo “Não Podemos calar-nos!”, como convite à leitura de toda a obra.
«A tarefa fundamental da Igreja de todos os tempos, e particularmente do nosso, é a de dirigir o olhar do homem e orientar a consciência e experiência da humanidade inteira para o mistério de Cristo». É palavra de João Paulo II, na RM (10) que está na sequência do seu apelo quando foi eleito Papa e se apresentou ao povo reunido na Praça de S. Pedro: “Abri as portas a Cristo!” Queria que a mensagem de Cristo envolvesse o homem em todas as dimensões: vida humana, social, política, económica, cultural, científica,… Mas o apelo e convite do Papa ficaram letra morta para muita gente responsável que está atraiçoando a humanidade. Esta caminha a passos largos para o abismo e a destruição da vida e do sistema ecológico.
A missão universal da Igreja nasce da fé em Jesus Cristo o único Salvador. “Não há salvação em nenhum outro” (Act 4, 10, 12). “O Verbo é a luz verdadeira que a todo o homem ilumina” (Jo 1, 9). Jesus reconciliou todas as coisas entre si e com Deus.
«No mundo moderno há a tendência para reduzir o homem unicamente à sua dimensão horizontal. E o que tem acontecido? Na história da humanidade imenso sangue foi derramado em nome de ideologias e de regimes políticos que quiseram construir uma “humanidade nova” sem Deus». (João XXIII, MM) Basta abrir as páginas da história e deparamos logo com as guerras de milhões de mortos do século XX, os “genocídios” africanos, as guerras silenciosas que matam quotidianamente em África, de que a comunicação social nem sequer nos informa. Por motivos essencialmente económicos muitos seres humanos têm sido roubados, destruídos, mortos. Milhares de desaparecidos!...
Sónia Pinheiro
(Em Notícias de Paços de Brandão, 15 de Outubro de 2005)

Comentários

Mensagens populares