BENTO XVI África sê a luz do Mundo

Bento XVI entregou a exortação apostólica pós-sinodal Africae munus aos presidentes das Conferências episcopais de África no final da Missa celebrada na manhã de domingo 20 de Novembro 2011.
Esta segunda assembleia especial para a África do Sínodo dos Bispos, fora celebrada em Outubro 2009, sobre o tema «A Igreja na África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz: Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo» (Mt 5, 13-14) Bento XVI dirigiu-se aos presentes especialmente aos Padres sinodais e agradeceu-lhes e a Deus o trabalho realizado. Exortou a todos a assimilação e aplicação dos dados teológicos, eclesiológicos, espirituais e pastorais contidos na Exortação., tendo como principal tarefa a evangelização das pessoas que, de uma maneira ou de outra, estão mais afastadas da Igreja.  É preciso que oiçam a Palavra e se abram a Cristo. A evangelização pressupõe também a reconciliação, e promove a paz e a justiça.
E concluiu: “Amada Igreja na África, torna-te cada vez mais o sal da terra. Sê a luz do Mundo. A tua Luz é Jesus Cristo, «Luz do Mundo».
Na oração do Angelus confiou a Maria, a Nossa Senhora de África, a nova etapa que se abre para a Igreja neste continente, a fim de que Ela acompanhe o futuro da evangelização na África inteira, e particularmente nesta terra do Benim. Maria é a Mãe da Esperança, é a Mãe do Salvador do mundo. Conhece mais que ninguém o valor e a beleza da vida humana. Caros irmãos e irmãs, cultivai os valores familiares cristãos.
Perante a crise económica que se faz sentir em todo o mundo, assistimos à degradação da vida nutricional, e a situações de fome, de pobreza e de miséria. Isto por causa das secas, das inundações, da falta de trabalho, da exploração a que são votadas as minorias étnicas, dos conflitos que dizimas populações, onde ficam muitas vezes quase só as mulheres e crianças. A África tem sido um continente explorado. Pelas multinacionais e pelos próprios africanos e militares de regimes ditatoriais. No entanto a África tem uma abundância de recursos insuperáveis. Quando Bento XVI fala da África é com optimismo no sentido material, mas também na riqueza cultural africana, que supere em muitos aspectos, outras culturas mais conceituadas. Conserva valores que respeitam a família e a sociedade. Pode ser a Luz do Mundo. Evangelizada pode tornar-se verdadeira evangelizadora. Já encontramos os missionários africanos na Europa, na Ásia e na América Latina.

Comentários

Mensagens populares