SUDÃO Cidadania em vigor as regras para os sudaneses do sul


São cerca de 700.000 Sul sudaneses vindos do estrangeiro, sem documentos válidos e potencialmente em risco de expulsão: dizem fontes MISNA da Arquidiocese de Cartum, após a entrada em vigor das novas regras sobre nacionalidade motivada pela  independência de Juba.
"Milhares de pessoas – enfatizam as fontes – vivem na incerteza e no medo: devem notificar a sua posição de irregularidade na delegacia mais próxima e obter novos documentos no prazo de um mês válido através do consulado no sul do Sudão para Cartum". Entrar em contacto com regra como estrangeiro, por outro lado, não é suficiente para residir no Sudão. "Vai também ser necessário – explica a MISNA – um atestado de residência ou uma autorização de residência concedida por razões de trabalho."
As novas regras estão criando problemas de vários tipos. Que nacionalidade é uma das muitas questões que dividem o Sudão e sul do Sudão, menos de um ano após a independência proclamada de Juba após o fim da guerra civil (1983-2005)? Misna.10.04.2012.

Comentários

Mensagens populares