HONDURAS Centenas de polícias em violações de direitos humanos


São 2837 os agentes da Polícia a violarem direitos humanos ao longo dos últimos dois anos deu a conhecer, Ramón Custodio, definindo o país de Honduras de medo ". Entre todos os funcionários do governo, ele acrescentou: "a polícia é autoridade denunciada por abusos dos direitos humanos. Temos de pôr cobro a este estado de coisas – adiciona Custodio – ou por criminosos de colarinho branco ou sujo, uniforme ou com tatuagens, governo ou burocratas não-governamentais, traficantes de drogas e afins vão continuar a ser os mestres do país ".
Declarações compartilhadas por Iván Mejía, porta-voz do Ministério da segurança, que confirmou "irregularidades" por "por conluio de polícias com o crime organizado". Reclamações, disse Mejía, levaram o governo a lançar um processo de"purificação" dentro da polícia.
O debate sobre a necessidade de reformar a força policial surgiu em outubro passado, na sequência de um inquérito solicitado pelo Presidente da Universidade Nacional, Julieta Castellanos, para esclarecer o  assassinato de seu filho e um amigo por alguns agentes. O então Ministro da segurança Oscar Alvarez declarou publicamente que a polícia agiu mesmo como "controlador de voo da aeronave usada por traficantes para transportar drogas. Alvarez posteriormente demitiu-se alegando falta de apoio do Governo Central para apurar as responsabilidades da  polícia, decidindo deixar Honduras. Misna

Comentários

Mensagens populares