RECORDANDO Convívio de Carnaval 2011



Este ano o nosso Convívio de Carnaval, organizado pelos Srs. Reis, Silvino e Armando, que têm sido sempre os nossos amigos de Staff, decorreu no norte do país e Galiza. Participantes: entre 90 a 100.
De 5 a 8 de Março. Escolhemos o ambiente acolhedor e simpático do HOTEL DAS TERMAS, em MONÇÃO, que nos agradou na visita de prospecção e correspondeu nos três dias em que lá estivemos alojados em regime de meia pensão. No sábado visitámos Caminha, La Guardia e subimos ao Monte de Santa Tecla com almoço no Hotel Pazo. O lugar é mesmo aprazível e o almoço foi bem servido. No regresso passámos por Tui. Parámos em Valença do Minho para apreciar as muralhas, o mercadejar (em decadência!) e para tomar uma uma bebida e comprar uma lembrança.
A manhã de domingo foi condicionada pela celebração da Eucaristia marcada para as 12h00 no Santuário de Nossa Senhora da Peneda. Saímos do Hotel circulando pelo Parque da Peneda-Gerez com paragem na aldeia do Soajo típica pelos seus espigueiros e alcançámos o Santuário onde já nos esperavam o Sr. P. Albino que veio de Lisboa para presidir à celebração, e o Pároco que foi sempre muito amável e disponível desde que o contactámos, e o Padre António Martins de Valadares. Com mais 90 pessoas a igreja praticamente encheu e a voz da Isolina, do P. Albino e dos Amigos de Verdade presentes fez-se ouvir com solenidade. Padre Albino, na homilia, deixou-nos palavras de incentivo missionário e exortou os AV a continuarem a sua colaboração com a SMBN em Bolsas de Estudo, em partilha de bens, viajando connosco pois os saldos, quando são positivos, também são uma colaboração à obra missionária. Assim temos feito nestas 150 Viagens.Subimos a encosta passando por Lamas de Mouro em direcção ao restaurante que nos serviu um excelente almoço. P. Albino saiu antes do fim para regressar a Lisboa.
Na segunda-feira, dia 7, seguimos para Santiago de Compostela, visitando a Isla de La Toja, e passando pelo Grove, com um almoço requintado, no Padrão. Em Compostela demos tempo livre para visitar a Catedral, e dar o abraço ao Santo…de regresso ao hotel passámos por Pontevedra. À noite foi a nossa noite de animação de Carnaval com música ao vivo. Ali se viu a juventude de todos os que aproveitaram para dançar e conversar. E há bons dançarinos. Terminou o convívio à 24h15.
Na terça de Carnaval visitámos o Palácio da Brejoeira, casa e quinta do famoso Alvarinho. Em Arcos de Valdevez foi servido o almoço no restaurante. Foi talvez o mais pobre de todos. A espera da passagem do corso carnavalesco atrasou a nossa chegada a casa embora muitos tenham ficado contentes por ver o carnaval numa aldeia do interior.
Posso dizer que, apesar de ser um grupo grande com dois autocarros da Empresa Reis, de Oliveira de Azeméis, posso dizer que foram 4 dias de excelente convívio com muita fraternidade e com gente de várias camadas sociais desde Juiz do Supremo Tribunal, a médico, professores, empresários e simples pessoas que pouco valem como eu. Agradeci e volto a agradecer a todos a vossa presença sempre amiga e animadora, a vossa amizade e a vossa colaboração missionária traduzida também em muita, muita amizade. Deus vos recompensará. E de modo especial ao Sr. Reis que tratou de tudo como amigo das missões e ao Silvino que arcou com a parte de escritório e organização, em todas, mas sobretudo neste Convívio.

Comentários

Mensagens populares