NIGÉRIA Governo denuncia nova táctica de Boko Haram


Boko Haram está a tentar desencadear conflitos e violência para colocar uns contra os outros, os muçulmanos e os cristãos para "desestabilizar o governo": o Presidente Goodluck Jonathan disse ontem à noite, após uma semana de ataques e retaliação indiscriminada no norte da Nigéria.
De acordo com o chefe de estado, os ataques que a 17 de junho têm como alvo três igrejas nas regiões do Norte de maioria muçulmana fazem parte de uma nova estratégia surgiu após anos de emboscadas contra rivais políticos e instituições do Estadom como a polícia e o exército.
"Atacando as igrejas – Jonathan disse num discurso transmitido na TV - a provocar uma crise religiosa, para empurrar os jovens cristãos para atacar os jovens muçulmanos, sem se preocupar sobre as vítimas".
Ontem de manhã militantes de Boko Haram atacaram uma prisão em Damaturu, uma cidade no nordeste do Teatro de Nigéria na semana passada de uma verdadeira batalha entre soldados e membros do grupo. Durante o assalto à prisão foram alegadamente mortos quatro agentes e, como foi confirmado por fontes locais de MISNA, libertou cerca de 40 detidos.
A nova onda de violência no norte da Nigéria foi iniciada em 17 de junho com os ataques a três igrejas em Zaria e Kaduna. Nesta segunda cidade, algumas horas depois da explosão da Igreja Pentecostal de Sharon, foram iniciadas retaliações indiscriminadas que afectaram as comunidades muçulmanas e cristãs. Confirmando a gravidade da crise, Jonathan anunciou a próxima adopção de uma nova "táctica" anti-terrorista e negou provimento a ambos os ministros de defesa Bello Mohammed que conselheiro de segurança nacional Owoye Azazi, indica, em vez disso, Santos Ferreira de Brito.
Boko Haram pretende lutar para a introdução da lei islâmica, não só no semi-árido norte e a maioria de muçulmanos da Nigéria, mas também em petróleo e no Sul principalmente de cristãos. O grupo desenha sua força de desemprego e a pobreza generalizada, especialmente nas regiões do Norte. Recentemente um suposto representante do Boko Haram afirmou que o objectivo do grupo é derrubar o governo do Presidente Jonathan, que nasceu e cresceu politicamente no Sul. Misna
25.06.2012 - 11:40

Comentários

Mensagens populares