NIGÉRIA Mais crianças na pobreza



Há polémica na Nigéria sobre as declarações do Presidente Goodluck Jonathan, sobre a possibilidade de uma lei para controlar o crescimento da população num país que, de acordo com estatísticas da ONU, poderia ter em 2050 cerca de 500 milhões habitantes.
Num discurso na Comissão Nacional de população, num estudo de dinâmica demográfica, Jonathan disse que, especialmente em áreas mais pobres o número de crianças é muitas vezes maior que a capacidade dos pais para satisfazer as suas necessidades. "Cristãos, muçulmanos e seguidores de religiões tradicionais – acrescentou o Presidente – acreditam que os filhos são um dom de Deus. É difícil dizer a um nigeriano para limitar o número de crianças, porque não rejeitam os dons de Deus ".
Na Nigéria, o país mais populoso da África, vivem 167 milhões de pessoas. De acordo com estimativas das Nações Unidas, agências especializadas, 300 milhões de pessoas vivem numa região menor que França e Espanha juntos. Em 1997, a população de Lagos, a maior metrópole do país, duplicou atingindo 21 milhões.
Nigéria é o primeiro produtor de petróleo da área subsaariana. De acordo com um estudo recente do Instituto Nacional de estatísticas, no entanto, quase 100 milhões de seus habitantes vivem em "pobreza absoluta".
A responder às palavras de Jonathan foram principalmente os representantes das comunidades religiosas. "O problema da pobreza não é o resultado da população crescimento-disse ao jornal Daily Trust, o imã de uma mesquita na cidade de Zaria – mas sim a incapacidade do governo de utilizar eficientemente os recursos humanos e naturais da Nigéria". Misna 28 De junho de 2012 - 13:31  

Comentários

Mensagens populares