Traços da vida de um anónimo 03 Meus 69 anos :


03  Meus 69 anos foram passados:
9 em Vila Boa do Bispo, terra onde nasci e fiz a Instrução Primária tendo sido classificado no exame da 4ª classe APROVADO com distinção (foi o último que houve isso);
1,5 anos no Convento de Cristo, em Tomar(1º ano);
3,5 anos em Cernache do Bonjardim (2º a 9º anos);
8 anos em Cucujães: Curso de Filosofia (3 anos), de Teologia (4 anos) e Ano de Probandato.
8 anos como Professor e Formador (Vice-Prefeito): no Seminário Liceal de Cernache do Bonjardim, com Cursos Nocturnos da 6ª e da 9ª classes) e 1 ano também professor no Instituto Vaz Serra;
13 anos no Colégio São João de Brito (depois Escola Secundária de Angoche), em Moçambique, sendo 3 como Director e 12 como Pároco da cidade;
4 anos na Imprensa Missionária da firma, em Cucujães;
9 anos como Reitor do Seminário de Cernache do Bonjardim;
14 anos de novo na BN e na VM;..

Em 2007 fui submetido no Porto, no Hospital de Santo António, a uma neurocirurgia, ficando com 4 vétebras cervicais (C4,C5,C6 e C7) aparafusadas a uma placa, o que me trouxe constante mal estar na coluna e muitas limitações na locomoção exigindo constantes tratamentos de fisioterapia, que irão ser meus companheiros (provavelmente por toda a vida, segundo dizem os médicos), embora eu tenha ainda esperança de recuperar mais alguma coisa. Múltiplas incompreensões deram-me cabo pela 4ª vez do Sistema Nervoso. É o que tento recuperar, mas com muitas dificuladdes impostas.Vou estando on de posso e onde me sinto melhor e onde me ajudam a sentir-me melhor. Aos meus queridos colegas quero deixar um recado, mas com muita amizade: com a saúde não se brinca.  Apesar disso tenho colaborado sempre nas publicações; e fi-las mesmo nos anos a seguir à cirurgia. (Breve trecho cujo desenvolvimento fará parte de um livro em preparação)

Comentários

Mensagens populares