VOZ DA MISSÃO JUNHO 2012

VOZ DA MISSÃO
JUNHO
2012

PAGINA 1
Europa lugar teológico da Nova Evangelização por ARMANDO SOARES
No dia 27 de Abril de 2012, às três da tarde, abriu-se na Faculdade de Economia da
Universidade Tor Vergata de Roma, na Itália, o “Encontro Europeu de delegados nacionais da Pastoral Universitária” promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).
Abriu a reunião Monsenhor Lorenzo Leuzzi, bispo auxiliar de Roma, secretário secretário da Secção de Universidade da CCEE, que apresentou o trabalho. A reunião de hoje - disse o prelado - está entre o vivido em Madrid, em Setembro passado, e a próxima Assembléia ordinária do Sínodo dos Bispos.
No encontro de Madrid, monsenhor Nikola Eterovic, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, havia instado as conferências episcopais a prestarem muita atenção ao mundo universitário na reflexão sobre a nova evangelização, tanto no que se refere à formação das novas gerações como na elaboração de uma nova cultura para o terceiro milénio.
A reunião de hoje, que antecede a dos estudantes de 23 países europeus, disse o prelado, “quer ser um momento não só para o intercâmbio e para o recebimento de experiências dos vários países, promovidos pelas Conferências episcopais nacionais, mas para definir algumas linhas de projecção pastoral para propor à Secretaria Geral do Sínodo.
O bispo apresentou duas premissas.
Primeiro, “não pode e não deve ser esquecida a importância do continente europeu para a mesma compreensão do conceito de nova evangelização. Europa é o lugar teológico por excelência da nova evangelização, pela sua história, pela própria vida da comunidade cristã. Europa é o lugar onde a fé cristã deve pensar com urgência em si mesma e na sua mesma capacidade de responder às expectativas da modernidade”.
Em segundo lugar, “se a nova evangelização não pode ser limitada, sob pena da sua imediata esterilidade, numa renovada programação pastoral, embora seja animada por experiências espirituais e de missionariedade elevadas, mas que pode alcançar em profundidade a nova situação histórico-cultural do continente, então é essencial uma nova relação com o mundo da cultura universitária. Se no passado no mundo universitário a fé cristã foi capaz de orientar a investigação cultural, hoje na Universidade onde a fé cristã deve comprometer-se para compreender as dinâmicas socioculturais e testemunhar que o evento da Encarnação e da Ressurreição realmente encontraram a história e são fontes da sua interpretação e orientação. “
E destacou duas condições: “para responder às expectativas da nova evangelização é necessário acima de tudo o relançamento da reflexão teológica. A pastoral, também a que é comumente chamada de ‘ordinária’, não pode ignorar a reflexão teológica que a sustenta e a declina em diversas experiências de evangelização”. A segunda “é aquela, como foi sublinhado por João Paulo II,  que diz respeito à grande preocupação da formação da classe dirigente de um país. Nesta opção se revela a convicção de toda a comunidade cristã de que o Evangelho ainda é capaz de orientar a história, ou melhor ainda, que a Igreja é capaz de exercer aquela diaconia que, como Bento XVI aponta, é necessária para o futuro da humanidade”.
Ambas as duas premissas como as duas condições para a nova evangelização, disse monsenhor Leuzzi, “exigem de modo improrrogável a promoção da pastoral universitária em todas as Igrejas locais, especialmente naquelas com sedes universitárias”.
“As experiências que viveremos juntos - disse ele - primeiro entre os nossos agentes, em seguida, entre os alunos, são um grande dom para toda a Igreja que está na Europa, porque a partir do que foi vivenciado em nosso compromisso missionário, podemos oferecer indicações concretas e realistas para o caminho de toda a Igreja que na próxima Assembleia vai reflectir não sobre este ou aquele aspecto da pastoral, mas sobre o futuro da evangelização “.   Fonte: ZENIT

EUCARISTIA jovens EUROPA
Cristãos  identidade
identidade cristã
anúncio do Evangelho

VATICANO
Nova Evangelização da Europa
Por RINO FISICHELLA*
Chamar-se-á “Missão Metrópoles” a nova iniciativa pastoral para a nova evangelização, que envolverá ao mesmo tempo, na Quaresma do próximo ano, algumas das maiores cidades europeias. Uma decisão surgida na reunião promovida, nesta segunda-feira, no Vaticano, pelo presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, que congregou na sede do novo dicastério os cardeais e bispos de Barcelona, Bruxelas, Budapeste, Colónia, Dublin, Lisboa, Liverpool, Paris, Turim, Varsóvia e Viena. Interpelado pelo colega italiano Roberto Piermarini, D. Rino Fisichella explica o motivo da reunião.
Demos-lhe o nome de “Missão Metrópoles”, porque estiveram connosco diversos cardeais e bispos de cidades europeias – para já apenas europeias – para concordarmos conjuntamente como dar resposta à nova evangelização, na situação de crise em que se encontra a Europa.  ”A iniciativa articula-se em dois momentos: empenhos na pastoral ordinária, sobretudo no que diz respeito à formação; e, por outro lado, na Quaresma de 2012, haverá doze grandes cidades da Europa nas quais se realizarão, ao mesmo tempo, as mesmas iniciativas. É uma primeira resposta a quanto pedia o Papa precisamente na nossa primeira assembleia plenária, isto é, superar a fragmentariedade, dando sinais de unidade.

Em Caixa
Esta iniciativa de “Missão Metrópoles” pretende ser um sinal concreto de que grandes cidades, grandes dioceses da Europa, proporão ao Sínodo dos Bispos 2012 já como um projecto comum que poderá ser partilhado.”
Entre 2003 e 2007, Viena, Paris, Lisboa, Bruxelas e Budapeste promoveram o chamado Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE), em diversas sessões anuais, num modelo similar: de manhã, um conjunto de conferências, testemunhos de fé e celebrações litúrgicas; à tarde, animação
de rua, concertos, ateliês e outras actividades de evangelização junto de um público alargado.

EUROPA   Nova evangelização “Missão Metrópole
Para evitar o risco de que a nova evangelização se torne apenas uma fórmula ditosa,
adequada a todas as estações, é importante que ela se torne repleta de conteúdos capazes
de qualificar a obra pastoral das várias comunidades cristãs. Neste sentido, a pastoral de
cada dia, que anima desde sempre a vida da Igreja, deverá adquirir maior consciência de
que se deve tornar nova na sua proposta e nas modalidades de realização.
Falando no primeiro plenário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova
Evangelização, Bento XVI recordou como é decisivo ir mais além da fragmentariedade
e apresentar sinais concretos, capazes de dar uma resposta aos grandes desafios
presentes na sociedade. Para corresponder a esta exigência, pensou-se em pôr em acção
uma «missão metrópole». A sua finalidade é simples: transmitir um sinal de unidade no
meio das diferentes dioceses presentes nas grandes cidades europeias, particularmente
caracterizadas pelo secularismo. Rino Fisichella | L’OSSERVATORE ROMANO
                                  
D. JOSÉ CORDEIRO
                                            EUROPA
                                            Missão
                                            REEVANGELIZAÇÃO
                                            jovens
Entrevista por ARMANDO SOARES

PAGINA 2
partilha | pão
Solidariedade – mealheiro
D. Graça
Pagina 3
família missionária
P Luís Vieira

PAGINA 4
Nova evangelização

4.1

Deus surpreende-nos

Não há dúvida que Deus é uma surpresa muitas vezes na vida de algumas pessoas. Surpreende como chama, como fala, como bate à porta de cada um e o.que procura em cada um de nós. Surpreende mesmo.
Leio no jornal “JN” do dia 6/5/2012, na página de RELIGIÃO do Cónego Rui Osório e que transcrevo com a devida vénia: “LAURA ADSHEAD, contava o jornal “The Daily Mail”, foi namorada de David Cameron, primeiro ministro inglês. Passou depois por dias difíceis até encontrar um sentido para a sua vida. Hoje veste um hábito de freira e trabalha com outras religiosas nos Estados Unidos da América (EUA).
Tomou o nome de Irmã John Marie. Se não tivesse terminado o seu namoro, poderia ter casado com David Cameron e ser a primeira dama dos ingleses. Conheceu-o em Oxford e namoraram de 1990 a 1991. Foi secretária do antigo primeiro ministro John Mayer.
Quando os dosi terminaram o namoro, David Cameron fazia-se notar cada vez mais nas fileiras do seu partido. Conheceria entretanto Samantha Sheffield, que é agora a sua mulher e primeira dama.
Laura Adshead foi para os EUA e chegou a ser abordada para integrar a série televisiva “Mad”. Frequentava a sociedade de Nova Iorque e aparecia nas revistas cor de rosa. Passou por uma fase amarga na sua vida e tornou-se dependente de álcool e de drogas. Em 1998, descobriu a sua vocação religiosa e tornou-se freira. A indústria cinematográfica de Hollywood sonha fazer um filme da sua vida.
À semelhança desta informação, conto mais uma história singular de consagração religiosa, para confirmar na perspectiva cristã, que Deus é bem surpreendente e pode despertar a generosidade de maneira criativa e imaginosa. Basta que haja quem responda ao seu chamamento.
Uma viúva de 70 anos, mãe de três filhos e avó de cinco netos, fez os seus votos solenes como religiosa contemplativa nas Franciscanas Clarissas de Canals, Valência , Espanha. Já colaborava no mosteiro de Santa Clara juntamente com o seu marido e tinha sido militante da Acção Católica. Quando enviuvou, em 2004, preparou-se para a consagração religiosa. Fez os seus votos solenes com a presença dos filhos e dos netos.
A ordem das Clarissas foi fundada, em 1212, por Santa Clara de Assis, amiga de S. Francisco de Assis. Franciscanos e Franciscanas têm enobrecido a Igreja ao longo de séculos e chegaram cedo a Espanha e a Portugal, onde ainda continuam com uma obra notável.
Não há dúvida que Deus é uma surpresa muitas vezes na vida de algumas pessoas. Surpreende como chama, como fala, como bate à porta de cada um e o.que procura em cada um de nós. Surpreende mesmo.

Leio no jornal “JN” do dia 6/5/2012, na página de RELIGIÃO do Cónego Rui Osório e que transcrevo com a devida vénia: “LAURA ADSHEAD, contava o jornal “The Daily Mail”, foi namorada de David Cameron, primeiro ministro inglês. Passou depois por dias difíceis até encontrar um sentido para a sua vida. Hoje veste um hábito de freira e trabalha com outras religiosas nos Estados Unidos da América (EUA).
Tomou o nome de Irmã John Marie. Se não tivesse terminado o seu namoro, poderia ter casado com David Cameron e ser a primeira dama dos ingleses. Conheceu-o em Oxford e namoraram de 1990 a 1991. Foi secretária do antigo primeiro ministro John Mayer.
Quando os dosi terminaram o namoro, David Cameron fazia-se notar cada vez mais nas fileiras do seu partido. Conheceria entretanto Samantha Sheffield, que é agora a sua mulher e primeira dama.
Laura Adshead foi para os EUA e chegou a ser abordada para integrar a série televisiva “Mad”. Frequentava a sociedade de Nova Iorque e aparecia nas revistas cor de rosa. Passou por uma fase amarga na sua vida e tornou-se dependente de álcool e de drogas. Em 1998, descobriu a sua vocação religiosa e tornou-se freira. A indústria cinematográfica de Hollywood sonha fazer um filme da sua vida.

À semelhança desta informação, conto mais uma história singular de consagração religiosa, para confirmar na perspectiva cristã, que Deus é bem surpreendente e pode despertar a generosidade de maneira criativa e imaginosa. Basta que haja quem responda ao seu chamamento.
Uma viúva de 70 anos, mãe de três filhos e avó de cinco netos, fez os seus votos solenes como religiosa contemplativa nas Franciscanas Clarissas de Canals, Valência , Espanha. Já colaborava no mosteiro de Santa Clara juntamente com o seu marido e tinha sido militante da Acção Católica. Quando enviuvou, em 2004, preparou-se para a consagração religiosa. Fez os seus votos solenes com a presença dos filhos e dos netos.
A ordem das Clarissas foi fundada, em 1212, por Santa Clara de Assis, amiga de S. Francisco de Assis. Franciscanos e Franciscanas têm enobrecido a Igreja ao longo de séculos e chegaram cedo a Espanha e a Portugal, onde ainda continuam com uma obra notável

Conversa em Família




PAGINA 5
mundo e missão | nova evangelização
D. JOSÉ CORDEIRO*entrevistado por ARMANDO SOARES

1.  Falamos hoje de missão e nova evangelização. Podemos considerar uma grande
distinção entre um e outro movimento?
A Igreja existe para evangelizar, esta é a sua missão. A missão é a sua atitude
permanente. A nova evangelização é uma renovada missão para hoje comunicar a vida
boa do Evangelho. Evangelizar não é apenas ensinar uma doutrina, mas anunciar uma
pessoa – Jesus Cristo – com palavras e acções. Enfim, se Cristo não vivesse
ressuscitado não existiria a Nova Evangelização. Ele age na Nova Evangelização. Em
Cristo a Nova Evangelização tem, com efeito, o seu único fundamento
.
2.  Qual delas será mais difícil? A primeira evangelização ou a reevangelização de
“perdidos”, de indiferentes; esta não será mais complicada?
Talvez a reevangelização se apresente como maior desafio, sobretudo nesta velha
Europa, que manifesta sinais de decadência ao nível dos valores, precisamente dos
valores cristãos. Há muitas pessoas que já esqueceram o Evangelho e vivem sem Deus e
sem a Igreja. Por isso, o desafio do anúncio do Evangelho é enorme. Ser evangelizador
não é um privilégio, mas um compromisso que vem do primado da fé
.
3.  A dimensão missionária é tarefa urgente de toda a Igreja diocesana e universal. O
que considera mais urgente nesta dimensão em relação às Paróquias, movimentos
eclesiais, pastoral familiar e juvenil?
 O dinamismo missionário é o permanente desafio e o maior fascínio da Igreja em todas as suas expressões
universal e local. Hoje o grande problema da Igreja na Europa é mesmo a crise da fé.

4.  Que papel dá ao projecto de nova evangelização da Diocese, ao qual já aderiram
(umas centenas)?
Desde o primeiro momento que me dispus à escuta da Esperança e convoquei esta
amada Diocese de Bragança-Miranda para a missão do Essencial, isto é, olhar para
Cristo, Evangelho da Esperança. Para tal, a primeira Assembleia do Clero decidiu 3
prioridades: a reorganização da pastoral, a formação permanente do Clero e a formação
permanente dos leigos.
5.  D. José, tem algum projecto diocesano para dar um rosto missionário à
tradicionalmente missionária Diocese de Bragança (……. Pastoral)?
Ousamos a escuta da Palavra na Catedral e já realizamos 7 lectio divina com a média de
participação de 250 pessoas, na maioria jovens. É uma iniciativa que fazemos
mensalmente. Iniciaremos a formação permanente com o Instituto Diocesano de estudos
pastorais em outubro. Também em outubro iniciarei a visita pastoral a toda a Diocese, a
partir do concelho de Vinhais. Temos entre mãos a reorganização pastoral da Diocese
em ordem a torná-la mais Igreja missionária, confiada à Palavra, acreditada e anunciada,
celebrada e vivida
.
6.  Que influência terá na nova evangelização a desertificação do interior? Positivo ou
negativo?
É negativo, porque somos cada vez menos. Todavia, esta dificuldade apresenta-se como
uma grande possibilidade de comunicar de modo mais pessoal e directo com as pessoas,
sabendo sempre que o homem é o caminho da Igreja. Acreditar não é adesão a um
teorema, mas compromisso de vida. Um erro a evitar é pensar que a Nova
Evangelização possa ser realizada com uma renovação de formas passadas.
* Bispo de Bragança e Miranda
5.2
Nova Evangelização
Bispo realça importância dos jovens na Igreja
“Desígnio humano de expansão ou partilha do dom inestimável de Deus?” foi tema
discutido na Universidade Católica do Porto, onde se reflectiu sobre Nova
Evangelização.. A questão levou o Bispo de Bragança e Miranda a realçar o papel dos
jovens no seio da Igreja.
“Da experiência que tenho tido na minha diocese, isso tem resultado, porque a Igreja e
existe para isso: para evangelizar, para comunicar, sobretudo com os jovens. Temos de
acabar de pensar que aqueles jovens que estão na Igreja são uns totós ou uns betinhos.
Não. São pessoas tão boas como os melhores e têm melhor razão para serem dos
melhores”, disse D. José Cordeiro.
D. José Cordeiro pede às pessoas para deixarem de pensar que os jovens que vão à
Igreja são “totós ou betinhos”.
Os melhores portadores da palavra de Deus – os jovens – têm um papel cada vez mais
importante na prática religiosa”, acrescente o mais jovem bispo português.
5.4
A nova evangelização chama todos ao primado de Deus
por STANISLAW RYLKO*
A partir de 2012, 7 a 28 de outubro, em Roma, a XIII Assembléia Geral Ordinária do
Sínodo dos Bispos terá lugar. Convocado pelo Santo Padre Bento XVI, sobre o tema de
a nova evangelização para a transmissão da fé cristã, o Secretariado-Geral do Sínodo
dos Bispos publicado o Lineamenta, no início deste ano; um verdadeiro vademecum
sobre a nova evangelização e uma elaboração muito útil e aprofundada. Como é conhecido, a idéia não  é nova: o pontificado inteiro do Beato João Paulo II foi caracterizado pelo leit motiv da nova evangelização. O Papa João Paulo II não deixou para nos explicar o que ele pretendia quando ele colocou o adjetivo “novo” na frente do termo tradicional, “evangelização”: novo no ardor, novo em métodos, novo em expressões. Para uma compreensão adequada e fiel do conteúdo do Lineamenta, é preciso ter uma chave adequada para ler o texto. A expressão, “nova evangelização”, na verdade, tornou-se tão comum – mesmo abusado – que corremos o risco de distorção de seu sentido, ou pior, reduzindo-o a um slogan insignificante. O coração da questão da nova evangelização, escreve o Cardeal, é a centralidade de Deus em nossas vidas. Movimentos mesmo eclesiais e novas comunidades são chamadas a reconsiderar a sua vocação e missão nesta perspectiva, o que significa uma reflexão séria sobre suas próprias identidades. Sem dúvida, novas realidades eclesiais têm demonstrado uma capacidade única para libertar um interesse missionário insuspeito em muitos, especialmente leigos, homens e mulheres, que até mesmo eles não sabiam que possuíam. Entender esta premissa é absolutamente necessária para o tema da nova evangelização, a fim de não explorar os elementos carismáticos que traz o Espírito Santo na Igreja de hoje. Muitas vezes, esperamos deles, agradáveis “receitas” que estão prontas para a nova evangelização, nós devemos pedir-lhes para ser cada vez mais colaboradores do Espírito Santo para gerar verdadeiros cristãos. O convite à apresentação de uma nova evangelização, de facto, pede uma nova maneira de ser cristão, um novo modo de ser Igreja, onde o “novo” é o modelo do evangelho que  é visto em Actos dos Apóstolos, a força do Espírito que renova a toda a Comunidade cristã. *  L’Osservatore Romano
5.5
ESPIRITANOS
TONY NEVES É O NOVO PROVINCIAL



PAGINA 6
vocação missionária | voz da missão
6.1
COREIA DO SUL
Encontro de Superiores Gerais das Sociedades de Vida Apostólica
Por ALBINO DOS ANJOS
SOCIEDADES MISSIONÁRIAS E A CHINA: DESAFIOS E COMPROMISSOS

Decorreu na capital da Coreia do Sul, Seul, o encontro mundial de todas as sociedades missionárias, organizado pela Sociedade Missionária da Coreia do Sul, nossa hóspede durante estes cincos dias. Ao todo existem na igreja 23 sociedades missionárias assim distribuídas: 1 África; 5 na América; 6 na Ásia e 11 na Europa.
               O tema de discussão focalizou- se sobre a China, de modo especial nos grandes desafios que este quase “continente” suscita para igreja. Numa primeira fase foi percorrido do ponto vista histórico as principais realizações de obra missionária em vista à introdução e desenvolvimento da fé cristã. Temos que recuar ao VII a.C. para identificarmos os primeiros sinais concretos da presença da fé cristã. É, contudo, com ação missionária desencadeada pelas descobertas protagonizadas pelos portugueses, no século XVI, que encontramos um outro ponto maior de projeção da atividade missionária pelas terras da China. A par da questão Mateus Ricci, o qual iniciou uma inculturação do cristianismo à filosofia e cultura Chinesa, entre avanços e recuos por parte de Roma, expulsões e permissões de entrada de missionários, teremos que esperar pelos finais do século XIX e princípios do século XX pela presença significativa de missionários oriundos destas recém eretas sociedades missionárias. Não muito diferente se passou entre nós com os missionários formados pelo Real Colégio das Missões de Cernache de Bonjardim.
               A vitória comunista na guerra civil em 1949 marcou de maneira política e eclesial o futuro da igreja na China. Daqui nasceu a grande questão até hoje não dirimida, interna e externamente da designada “ Igreja Patriótica” e “ Igreja clandestina”. Um dos pontos que externamente tem sido mais explorados nos mídia, não tanto a nível interno, tem sido as ordenações de bispos sem mandato apostólico de Roma. Neste panorama de evidência objetiva sobre a importância da China para a Igreja, a carta escrita por Bento XVI em 2007 suscitou várias questões, nem todas elas vistas de bom agrado.
               Atualmente a população da China ronda 1.37 biliões de pessoas. É cerca de 20% da população mundial. Segundo estimativas oficiais os católicos serão à volta 12 milhões, cerca de 1 % da população. Para guiar este rebanho, a igreja apresenta cerca de 70 bispos, 3.400 padres, 5.500 freiras. A par da atividade pastoral a igreja também surge na dianteira na gestão de muitos hospitais, orfanatos, creches, etc…
               China é um país grande com uma longa história e com ricas tradições. Mas neste momento, China vive uma era de transição, de transição de economia cultura, de sociedade, de valores culturais e do próprio relacionamento coma comunidade internacional. A estabilidade e instabilidade social e económica, a população e urbanização cada vez mais massiva, a disparidade entre ricos e pobres, a liberdade religiosa, a reconciliação entre a igreja patriótica e a clandestina fiel a Roma, as relações entre a China e o Vaticano, a formação religiosa e o sensível problema das ilegítimas ordenações episcopais, são seguramente os principais problemas estendidos no horizonte da igreja chinesa.
               Veio da boca e do coração do reitor do seminário católico de Sheang, Pe. Joseph Xia, as duas propostas de ação para qualquer sociedade que entretanto decida avançar para China: paciência e oração.
               Aqui está a concretização verdadeira da vocação missionária de todo o cristão
                
6.3. CUBA
Dissidentes cristãos presos antes da visita do Papa
Segundo informou Ecclesia, pelo menos 70 opositores do regime de Havana terão sido
detidos nos últimos dias pelas autoridades, incluindo 15 ‘Damas de Branco’, indica hoje
a fundação pontifícia AIS. Fontes da oposição disseram que o regime de Havana tentou
impedir manifestações durante a visita. A denúncia, da Comissão Cubana de Direitos
Humanos e Reconciliação Nacional, foi conhecida através de um comunicado do
domingo anterior:. O ex-preso político José Daniel Ferrer disse à agência de notícias FP,
que as operações policiais no leste da ilha começaram “na terça-feira passada”, e que “o
governo queria ter um controlo total do ambiente em torno das missas (do Papa) e evitar
que ocorresse qualquer acto de protesto da oposição”. Entretanto, diversas agências de
notícias dão conta de que “alguns dissidentes cristãos foram colocados em prisão
domiciliária ou estão detidos”. Entre os presos está Caridad Caballero Baptista, uma das
dirigentes das ‘Damas de Branco’, movimento que reúne mulheres, filhas e mães dos 75
dissidentes presos em 2003, numa acção repressiva que ficou conhecida como a
‘Primavera Negra’. Há precisamente um ano ocorreu a libertação dos últimos dois
elementos deste grupo de 75 presos políticos, situação que envolveu a mediação da
Igreja Católica, recorda o departamento de informação da Fundação AIS.

6.4
NIGÉRIA
Nordeste: mais de 30 mortos no ataque a um mercado de gado
Abuja (Agência Fides) - Pelo menos 34 pessoas morreram por causa de uma bomba num mercado de gado que teve lugar , no dia  2 de Maio, no Potiskum, no nordeste da Nigéria. A informação é ainda escassa. as vítimas foram mortas durante um assalto cometido por um grupo criminoso que abriu fogo e lançou explosivos no meio da multidão.
Neste momento, a hipótese predominante é que se tratava de um acto particularmente hediondo de banditismo. Mas ainda não se pode excluir completamente a possibilidade de que o assalto foi cometido por membros da seita Boko Haram, que recentemente cometeu ataques contra alvos diversos, incluindo lugares de culto cristão.
Se o envolvimento da Boko Haram foram confirmado neste ataque, ele iria soar como um aviso profético, são as palavras pelo arcebispo Ignatius Ayau Kaigama, Arcebispo de Jos e Presidente do Conferência Episcopal da Nigéria lançado apenas alguns dias atrás, reclamando a ineficácia das forças de segurança. Disse ele: "deve perguntar-se onde será o próximo ataque. Num aeroporto? Num mercado aberto ou noutro lugar lotado?"
O arcebispo Kaigama também reiterou que "a Igreja, especialmente a Católica, é um objectivo". O alarme foi disparado pelo Presidente da associação de cristãos na Nigéria (CAN) Ayo Oritsejafor, que convidou as autoridades a parar o terrorismo contra os cristãos, até mesmo para evitar represálias. Ayo Oritsejafor apelou a todos os nigerianos para manter a calma e não para seguir o caminho da violência.

6.5
AMÉRICA LATINA
ONU Condena assassinato de jornalistas
Condenamos o assassinato de R. Martinez e estamos preocupados com a tendência preocupante dos assassinatos de profissionais da mídia que danifica o exercício da liberdade de expressão”, disse o porta-voz do Alto Comissário da ONU para os direitos humanos, Rupert Coloville. Falou sobre o assassinato de correspondente da revista “processo” em Vera Cruz, encontrado morto no último fim de semana em sua casa com sinais evidentes de violência. Com mais de 30 anos de carreira, Martinez centrou-se principalmente em questões realcionadas com segurança e o tráfico de droga e conluio de ensaios sobre os cartéis de drogas com as autoridades locais.
"Exigimos uma investigação independente para este e outros casos semelhantes e exortamos o governo a aplicar imediatamente medidas de protecção para os jornalistas," disse Colville, lembrando que nos últimos 12 anos 70 operadores de informações no México pagaram com a vida o seu trabalho.
Houve também preocupação para o estado da liberdade de expressão no Brasil, após o assassinato do jornalista Décio Sá, 23 de abril: Alto Comissário lamenta o aumento "alarmante" de assassinatos de jornalistas "que, como defensores dos direitos humanos, deve ser capaz de trabalhar sem medo de intimidação ou algo pior." Misna 02 05.2012

6.6
AFRICA
ARMAS: é enorme o mercado ilegal
Há 300.000 armas contrabandeadas para África Oriental durante os últimos 10 anos. Os dados são da África Oriental Action Network (Eeansa); o tráfico de armas ilegais na região é feito demasiado fácil de modo a ser ignorado ou contornar nos países vizinhos.
Richard Mugisha disse em Kampala, "ad absurdum, tráfego fronteiriço de mangas é mais controlado do que armas de fogo". Uma situação em que "são responsáveis por todos os governos dos países da África Oriental" e que tira proveito da falta de um Tratado sobre o comércio de armas que regulam a venda.
"Isso permitiu que países como o Burundi, Quénia, Ruanda, Uganda e Tanzânia, a importação e exportação de armas em total ilegalidade", segundo a qual "um Tratado regional sobre o comércio de armas se torna mais urgente devido à insegurança e risco de violação dos direitos humanos.
O relatório revela que, durante 2012, a falta de um regulamento relativo ao comércio de armas permitidas para venda em países como a Síria, que terá importado sistemas de defesa aérea no valor de 167 milhões de dólares como mísseis e um milhão de armas pequenas e armamento ligeiro; o Irão – no valor de 57 milhões de dólares de armas entre 2007 e 2010; e República Democrática do Congo, comprador de 124 milhões de dólares entre 2000 e 2002. MISNA 8.05.2012



PAGINA 7
gente nova
7.1
Carta do Tio Missionário
Queridos sobrinhos
É sempre com muita amizade que vos escrevo todos os meses. Mas neste de maneira especial para vos lembrar algo que o Papa Bento XVI nos pede: rezar  para que os jovens reconheçam a presença de Jesus Cristo Ressuscitado que os acompanha pelos caminhos da vida, e rezar pelos cristãos da Europa para que redescubram a sua identidade cristã e participem activamente no anúncio do Evangelho. E o melhor anúncio, sabeis bem qual é: o testemunho, isto é, anunciar com as obras que fazemos, que Jesus Cristo está em nós. A isto vos convido também.  
É neste mês que celebramos a festa da Santíssima Trindade, do Corpo de Deus do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, da Senhora do Sameiro, em Braga, São Bento Menni, padroeiro do Voluntariado e os Santos Populares: Santo António, São Pedro e São Paulo. Não os ides celebrar como muitos fazem só com romaria e danças, e festejos exteriores. E não passam daqui. Até batem palmas aos noivos de Santo António, mesmo aqueles que não querem nada com Santo António e com a Igreja, fazendo casamento civil. Os Santos são apresentados à Igreja universal para que nós imitemos as suas virtudes e não só para andarmos com fanfarras e bandas de música a tocar atrás das suas imagens e a botar foguetes. Isto só, é o paganismo dos nossos dias. Deixemos que as novas vidas sejam evangelizadas, para darmos verdadeiro testemunho de Jesus.
Fazei das festas litúrgicas e dos santos marcos fortes na vossa vida cristã, imitando os seus exemplos.
Muito beijinhos do vosso
TM
SIRIA
Diálogo e unidade
Diálogo, reconciliação, unidade no país é o apelo lançado pelo Patriarca Melquita de
Antioquia, Gregorios III Laham, que falou numa reunião de oração realizada na Igreja
de São Cirilo, em Damasco, onde líderes de diferentes religiões rezaram pelas vítimas
do conflito e do terrorismo. Como informaram fontes locais à Fides, o Patriarca
convidou os sírios a orarem a Deus para preservar a Síria e o seu povo, esperando que
“Síria possa continuar o processo de renovação utilizando o diálogo, para o bem d
país”.
O Patriarca Laham também salientou a importância de ouvir o pedido de reformas que
vem do povo, dizendo que “a nova Constituição é um passo em frente” e expressando a
confiança que os sírios podem “ enveredar pela democracia, a liberdade e a dignidade
humana, com a participação de todos os grupos da sociedade”.
Laham lembrou palavras do Papa: “para eliminar a violência”, e o papel dos cristãos na
Síria, nestas difíceis circunstâncias, para preservar a unidade da Síria, que é necessária
para a estabilidade do mundo árabe”.O estudioso muçulmano Sheikho Ahmad, um dos
líderes presentes, observou que a Síria tem sido e será sempre “a casa onde todas as
religiões vivem juntas” e que “a oração pretende difundir os valores do amor e da paz,
contrariamente ao ódio e à violência


CULINÁRIA
CURIOSIDADE
A MALVA
A malva tem flores lilases e é vistosa nos jardins. O chá com as suas folhas e flores combate problemas de garganta, cordas vocais e ouvidos, pois tem propriedades anti - inflamatórias.
As folhas das malvas podem ser cozinhadas como  , as acelgas ou as couves, em sopas, e acompanham saladas. São muito nutritivas para mulheres a amamentar, pois estimulam a produção do leite.
Em Portugal, pode encontrar-se desde o Minho ao Algarve.
CONCURSO UM PRESENTE PARA TI
Olá, Tio Missionário

Mais uma vez estou a responder ao seu concurso, mas via e-mail é a primeira vez.

1º- O papa Bento XVI visitou a República do Benim , onde esteve entre o dia 18 a 20 de Novembro de 2011.

2º- O nome do Bispo de Moçambique é Dom Lúcio Andrice Muandula e  é bispo da diocese de Xai-Xai , situada na província de Gaza em Moçambique.

3º- A jovem Tássia Regina Lima fez a sua consagração temporária e a Márcia dos Santos fez a consagração perpétua.

Muito espero ter acertado nas importantes perguntas deste pequeno grande jornal.

Sem mais nada de momento desejo a toda a equipa muitas felicidades,

ass.78543

Graça Barbosa

Travessa Sobral Outeiro, nº31

4730-005

Cervães

Beijinhos

Premios de
ABRIL 2012


JUNHO 2012
perguntas e prémio

HUMOR
anedotas

ilustrado


PAGINA 8
Destaque
ANGOLA
Caminhos de uma vocação *
Testemunho –
Por LAURINDO VISELE
Nasci aos 29 Maio na Cidade do Cubal, interior da Província de Benguela, e dois meses
mais tarde fui baptizado na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (na mesma cidade), e
mudei-me para a Cidade portuária do Lobito, juntamente com toda a minha família. Foi
nesta cidade que comecei a escrever a minha história. Ali cresci e abri meus horizontes
para o mundo; Sou o último dos sete irmãos biológicos. Meu pai trabalhava, na altura,
na CFB (Caminhos de Ferro de Benguela) como maquinista de comboio, embora
exercesse também em tempos vagos o ofício de alfaiate.

Minha mãe ocupava-se na maior parte do tempo das tarefas domésticas e, por vezes,
trabalhava na horta, perto de casa. Os dois formavam uma dupla de respeito, não só para
nós filhos, mas também para toda a família e vizinhança. A vida espiritual que levavam
suscitou em mim a vontade de estar cada vez mais perto da Igreja. Comecei a
acompanhar a minha mãe nas orações do terço e das vésperas em umbundo, cujo livro
era «Felivili l´olupili», na capela São Miguel (Lobito)
.
Depois de concluir a 4ª classe na então Escola primária Ngola Kiluanje do Compão
(Lobito) e, devido ao agravar-se da doença de meu pai, vimo-nos obrigados a regressar
a Cubal; e em 1991 fiz a minha primeira Comunhão na paróquia acima citada. Um ano
depois, com o estoirar da guerra de 1992, tive que interromper os estudos e refugiei-me
para o interior de Angola, na aldeia de Tchissamba (Huambo), por coincidência, terra
natal de meus avós, até o abrandar das balas. Entretanto, durante este período de
separação familiar devido ao conflito bélico, acabariam por falecer de doença os meus
pais, que tinham ficado na Cidade do Cubal. Depois retornei à terra natal e, em 1995, aí
recebi o Sacramento da Confirmação, pelas mãos de Dom Óscar Lino Fernandes
Braga, então Bispo da Diocese de Benguela.

Sob cuidados de minha irmã e meu primo continuei a caminhada. Incentivado por eles e
pelo meu amigo Aurélio Tchama, ingressei no grupo de acólitos e da Cruzada
Eucarística onde exerci os cargos de instrutor-chefe e secretário, respectivamente. Seis
meses mais tarde, fui nomeado pelo Páróco vice-coordenador do MEJ. No entanto,
neste mesmo período falecia a irmã que cuidava de mim. Desafiado pela fé entrei para o
grupo dos vocacionados e em 1998 fiz o Propedêutico no Seminário Médio do Bom
Pastor, (Benguela). Aí descobri que minha vocação era missionária, e num breve
contacto com o P. Matapalo (SMBN), pedi-lhe que me ajudasse; deu-me um endereço e
escrevi para o Reitor do Seminário da Boa Nova, em Viana, P. José António. Este, por
sua vez, aceitou-me e enviou à minha casa (cidade de Benguela), o P. João de Deus
(SMBN), com quem tive as 1ªs linhas mestras de orientação para a entrada no
Seminario missionário.

No dia 11 de Janeiro de 2000 entrei para o Seminário da Boa Nova, juntamente com 09
ex-colegas de Benguela. No meu primeiro ano, completei o ensino médio no CEIR
(Luanda). Nos três anos seguintes, frequentei e conclui com êxito o Curso Superior de
Filosofia no Seminário Maior de Luanda. E em 2005 fui para Portugal fazer o Ano de
Formação missionária. Depois fui nomeado para o Brasil e aí cursei e conclui com êxito
a Faculdade de Teologia no ISTA (B h). Pastoralmente trabalhei como Catequista da 1ª
Comunhão e do Crisma e como Assistente da Pastoral Juvenil, Infância e Adolecência
Missionária, Liga Missionária e da JMV (Juventude Mariana Vicentina) na Paróquia da
Boa Nova (Viana); e com  Catequistas, Acólitos, Pastoral Juvenil e MEC (Bh, MG
Brasil)

Recebi os ministérios de Leitor e de Acólito no Seminário da Boa Nova (Contagem,
MG, Brasil). No dia 15/01/2011 regressei a Angola; fiz o estágio estágio pré-diaconal
no (K. Sul) Paróquia da Rainha Santa Isabel- Gabela. E na manhã do dia 28/01/2012 fui
ordenado diácono da Igreja por Dom Benedito Roberto, bispo da Diocese do Sumbe.
Actualmente trabalho na Paróquia de Santa Ana (Luanda), com os PP. Orlando e Farias.
Que Deus continue chamando, iluminando e mostrando a cada um de nós o verdadeiro
caminho para a realização da sua missão entre os homens.  * ( in BOLETIM PAROQUIAL
DA GABELA .Série III – Ano XIV – N.º 51 – Abril - Junho de 2012)



CERNACHE DO BONJARDIM
Armistas dizem presente!
Por ARMANDO SOARES (texto e fotos)
- 21.Maio.2012
1. Introdução
A ARM (Associação Regina Mundi) foi fundada em Maio de 1944. Um pequeno grupo de antigos alunos dos Seminários da Sociedade Missionária Portuguesa reuniu-se em Sintra na Quinta da Penha Longa, dando informalmente início a esta Associação, que é a mais antiga do género em Portugal.
Têm-se realizado encontros a nível regional sobretudo em Setembro. Nos encontros tem-se dado preferência aos Seminários da Sociedade. O Encontro Anual (com Assembleia Geral) tem-se realizado no terceiro domingo de Maio.
Nestes encontros vive-se o passado, o presente e projecta-se o futuro em sintonia com as Obras Missionárias.
É uma Associação sem fins lucrativos. Os seus objectivos são: 1. auxiliar materialmente os Seminários da SMBN; 2. criar e desenvolver formas de assistência e previdência entre os associados com preferência para os que exerçam funções sacerdotais e missionárias; 3. prestar o apoio possível de natureza moral, económica e profissional dos associados carecidos; 4. organizar concentrações a nível regional e nacional com vista a aumentar a amizade e convivência entre todos os associados e suas famílias; e) promover sufrágios pelos nossos falecidos.
O objectivo de ordem cultural é a organização de conferências, palestras, seminários, mesas redondas sobre temas de interesse sócio-cultural colaborando na imprensa missionária e em projectos com a SMBN.

2. Em Cernache do Bonjardm No dia 21, terceiro domingo de Maio, reuniu a ARM em assembleia geral. Presentes cerca de 110 associados. Oriundos em especial da região de São João da Madeira e Ovar. São os mais novos que estão a aparecer o que promete mais movimento e mais vida. Assembleia realizou-se segundo o programa: Santos Ponciano (Presidente) fez uma exposição, prestando contas) sobre o projecto em curso subsidiado pela ARM alguns assumindo-se como padrinhos de crianças moçambicanas. Abrangidas neste momento e por este processo (100 Euros anuais), estão cerca de 150 crianças. Esclarecidas algumas situações introduzidas pelos mais novos porque empenhados.
Finda a Sessão da Assembleia, seguiu-se a concelebração da Eucaristia, na igreja do Seminário, presidida pelo Superior Geral da Sociedade. Finalmente foi servido almoço aos presentes. A tarde ficou livre para cada um poder visitar alguns dos lugares que mais lhe ficaram gravados na mente e mais desejava visitar.






















Comentários

Mensagens populares