Vocação à Missão

Oferecidos à Missão por Armando Soares
A Igreja de Cristo é universal, quer dizer, dirige-se a todos os homens, de todos os tempos, e de todos os espaços geográficos, para lhes oferecer a salvação, como dom gratuito de Deus. Por isso todos os cristãos são, por força do mandato de Jesus, convidados a viver a dimensão missionária da Igreja. Esta ou é missionária ou não é a verdadeira Igreja de Jesus Cristo. "Jesus enviou os discípulos pelo mundo todo anunciar a Boa Nova a todos os povos". Este é o mandato. Na Eucaristia, pão da vida, se encontra a força e o dinamismo para chamar a "Deus nosso Pai", para sentir a presença da família humana na nossa vida. Os missionários são impelidos pela força da Eucaristia para partir o pão para a vida do mundo, especialmente dos mais abatidos, pelos acontecimentos dramáticos e calamidades em que a vida nos envolve.
Só o amor apaixonado por Cristo leva ao anúncio corajoso de Cristo; anúncio que, com o martírio, se torna oferta suprema de amor a Deus e aos irmãos. A Eucaristia leva a uma acção evangelizadora generosa e a um compromisso efectivo na edificação de uma sociedade mais equitativa e fraterna.
Os missionários partem rumo a muitas partes do mundo, para anunciar e dar testemunho do Evangelho. Fazendo ressoar as palavras de Jesus: "Eu sou o pão da vida" eles mesmos se tornam "pão" partido para os irmãos, chegando por vezes até ao sacrifício da própria vida."Quantos mártires missionários há no nosso tempo! Que o seu exemplo leve numerosos jovens a percorrer o caminho da fidelidade heróica a Cristo" A Igreja tem necessidade de homens e de mulheres que estejam dispostos a consagrar-se totalmente à grande causa do Evangelho.
Trata-se de uma missão que, além da oração e do sacrifício, espera também o apoio material concreto. E João Paulo II termina frisando o serviço prestado pelas Obras Missionárias Pontifícias e convidando a todos a assisti-las com uma cooperação espiritual e material generosa. Na Sociedade Missionária da Boa Nova temos cinco mártires que foram mortos em Angola e Moçambique, durante os tempos difíceis da guerra.
Com este texto do padre Armando Soares, da Sociedade Missionária da Boa Nova, Voz Portucalense homenageia os missionários daquela organização e todos aqueles que se dedicam ao anúncio da mensagem cristã em qualquer parte do mundo.

Comentários

Mensagens populares