BRASIL | COPA A bola é fogo... 20 Educação | Copa cultura

BRASIL | COPA
A bola é fogo...20   Educação | Copa cultura
O  Brasil está no 88º lugar no ranking mundial da educação.
A gestão ineficiente, o desprestígio do magistério e a má formação dos professores são alguns dos empecilhos ao salto educacional brasileiro
Os problemas da educação brasileira extrapolam os limites da sala de aula. O desempenho pífio revelado em avaliações internacionais se deve a uma combinação de falhas de educadores, governantes e famílias. Essas deficiências incluem erros de gestão, falta de recursos e pouca cobrança social por resultados que façam jus ao actual peso económico e político do Brasil.
O desafio de alcançar um ensino de qualidade foi lançado através da campanha institucional do Grupo RBS, sob o slogan A Educação Precisa de Respostas. Com uma série de reportagens em rádios, tevês e jornais vão dar-se respostas concretas sobre o actual cenário da educação nacional.
Como pode um país que alcançou a sexta posição entre as maiores economias do planeta ostentar um constrangedor 88º lugar em um ranking mundial publicado pela UNESCO no ano passado?.
Superados estes obstáculos, o país poderia experimentar nos próximos anos um acréscimo de qualidade significativo nas escolas e vencer um atraso histórico.


Cultura, Educação, Acção Social e Voluntariado

Actuando de forma integral nas três áreas, visa, quanto à educação, promover o desporto e a cultura  através da educação formal, qualificação profissional e capacitação para Copa de 2014, e suporte ao programa de voluntariado. Já no que refere-se à cultura actua na promoção e valorização da diversidade cultural, além das especificidades das culturas locais. Quanto à acção social promove acções voltadas para grupos diversos, como população de rua, crianças e adolescentes, juventude, mulheres, LGBT, idosos, egressos do sistema carcerário, com foco em acções de divulgação contra discriminação.
O trabalho da Câmara Temática está fundamentado na compreensão da realidade existente no nosso país, com suas desigualdades e diversidades, para que, em cima desta visão, a Copa de 2014 deixe um legado de realizações, muitas oriundas de políticas públicas discutidas nesta Câmara.

Comentários

Mensagens populares