FILIPINAS TERRORISMO Abu Sayyaf mata 19 aldeões filipinos em emboscada

FILIPINAS
TERRORISMO  Abu Sayyaf mata 19 aldeões filipinos em emboscada
Grupo terrorista encena seu ataque mais sangrento
ucanews.com repórter, Manila Filipinas 28 jul 2014
 


Grupo insurgente Al-Qaeda Abu Sayyaf matou pelo menos 19 moradores  numa emboscada na cidade filipina de Talipao, na província de Sulu na segunda-feira. "O [militar] condena esta atrocidade hedionda que vitimou civis inocentes. Este ataque não pode ser justificada por qualquer ideologia e mostra a natureza terrorista de Abu Sayyaf", disse o tenente-coronel Ramon Zagala do secretariado de relações públicas dos militares. Brigadeiro-general Martin Pinto, comandante da 2 ª Brigada de Fuzileiros Navais com base na província de Sulu, disse que 10 milicianos e 40 civis foram presos na emboscada que ocorreu cerca de 8:30 da manhã, horário local. Entre os mortos estavam 13 mulheres e seis homens, enquanto 13 outros, incluindo pelo menos quatro crianças ficaram feridas.
Os moradores estavam viajando em duas vans para visitar familiares para marcar o fim do mês de jejum muçulmano do Ramadã, quando o incidente aconteceu. Uma fonte militar que pediu para não ser identificada, disse que o líder Abu Sayyaf Idang Susukan orientou o ataque, um dos mais sangrentos cometidos pelo grupo Abu Sayyaf nos últimos anos. "Esta é uma acção de retaliação por [Abu Sayyaf] contra a milícia que está apoiando os militares e a polícia em operações de aplicação da lei", disse o porta-voz militar capitão Rowena Muyuela. "Nosso esforço agora está focada no lançamento de operações de perseguição contra o grupo sem lei", disse ela.

 Enquanto isso, no domingo, Abu Sayyaf libertou um refém após receber EUA 11,500 dólares em resgate, disseram as autoridades. Um oficial da polícia, que pediu para não ser identificado, disse que a família e os empregadores de sequestro da vítima Remigio Lingayan pagou o resgate. Lingayan foi seqüestrado no dia 5 de junho, em Indanan cidade, na província de Sulu.


Comentários

Mensagens populares