BRASIL | COPA A bola é fogo... 22 CEBs

BRASIL | COPA
A bola é fogo...  22 CEBs
22.As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) são comunidades inclusivistas ligadas principalmente à Igreja Católica que, incentivadas pela Teologia da Libertação após o Concílio Vaticano II (1962-1965) se espalharam principalmente nos anos 1970 e 80 no Brasil e na América Latina. Consistem em comunidades reunidas geralmente em função da proximidade territorial e de carências e misérias em comum, compostas principalmente por membros insatisfeitos das classes populares e despossuídos, vinculadas a uma igreja ou a uma comunidade com fortes vínculos, cujo objectivo é a leitura bíblica em articulação com a vida, com a realidade politica e social em que vivem e com as misérias cotidianas com que se deparam na matriz ordinária de suas vidas comunitárias. Através da hermenêutica do método ver-julgar-agir buscam olhar a realidade em que vivem (ver), julgá-la com os olhos da fé (julgar) buscando nunca perder de vista o dom da tolerância e o dom da caridade. Sem, no entanto, deixar que a razão fique obnubilada, e encontrar caminhos de acção e contemplação, mesmo que impulsionados por este mesmo juízo prático ou teórico à luz da fé (agir).
Segundo Frei Betto as CEBs são uma nova forma de organizar. As CEBs seriam o "primeiro e fundamental núcleo eclesial. Tal grandiloquência chegava a lembrar o espírito triunfalista tão criticado na mentalidade pré-conciliar.
Entretanto, segundo Bingemer é possível detectar quatro traços distintivos de uma CEB: são pessoas que se reúnem por proximidade geográfica. Esta proximidade está na origem da discussão e reivindicação por serviços básicos (Bolsa Família, água, saneamento); Círculos bíblicos: os grupos se reúnem para leitura e reflexão da Palavra de Deus e confrontá-la com a vida cotidiana; Participação e discussão dos problemas comunitários em conselhos ou assembleias, com ampla participação dos membros; A partir das necessidades das comunidades, foram surgindo diversos ministérios leigos ao longo da história das CEBs: ministros da Comunhão, ministros ou grupos de alfabetização de adultos, creches, bibliotecas e hortas comunitárias, clubes de mães.













Recordes da Copa 2014 de audiências à escala mundial
Os jogos do Campeonato do Mundo que está a decorrer no Brasil estão a bater todos os recordes de audiências televisivas, desde a Bélgica aos Estados Unidos. As receitas de publicidade e as subscrições de canais desportivos também sofreram aumentos significativos à escala mundial. 
Cerca de 11,5 milhões de holandeses assistiram à vitória da equipa laranja sobre o Chile, nos oitavos de final. 10,2 milhões nas respectivas casas e 1,3 milhões em locais públicos. Um recorde de 42,9 milhões de brasileiros também se sentou em frente à televisão para ver o jogo de abertura com a Croácia. Um jogo que também juntou 81,3 por cento da audiência da Croácia. O jogo de abertura também bateu recordes no Reino Unido, com mais de 11,2 milhões de espectadores, um número mais elevado que a melhor marca num jogo de abertura que já datava de 2002. 
O Bélgica-Coreia do Sul foi o jogo mais visto de sempre na história da televisão belga, com três milhões de adeptos flamengos e 2,1 milhões de francófonos. 
O Inglaterra-Uruguai também bateu recordes em Inglaterra, com mais de 20 milhões de telespectadores, registando-se o maior pique de audiência desde os Jogos Olímpicos de 2012. 

Mais de 27,3 milhões de alemães também assistiram ao triunfo sobre os Estados Unidos, enquanto em Itália cerca de 15,3 milhões de adeptos assistiram ao embate com a Inglaterra.

Comentários

Mensagens populares