GAZA Situação dramática

GAZA
Situação dramática

Hamas lança foguetes contra Jerusalém e Tel Aviv

21 De Julho De 2014 - 15:55 GAZA
"A situação em Gaza é trágica. Nós sempre dissemos e repito que é necessário alcançar de imediato um cessar-fogo para salvar mais vidas e poder  economizar mais sofrimento e mais destruição.Estávamos com medo da operação terrestre israelita que começou quinta-feira passada, os sofrimentos têm aumentado e temos mais de 100 mortes por dia, a maioria mulheres, crianças e idosos. "
Uma conversa com o Padre Abusahlia, director da instituição Caritas Jerusalém, em Gaza, onde assiste normalmente com os meios disponíveis e as limitações devido à intensificação das operações militares, os civis que vivem em condições deploráveis. A sua é uma voz forte convicção sobre o que está acontecendo na Faixa de Gaza, 14 dias da ofensiva israelense, já custaram mais de 500 vidas - "não os números, mas os seres humanos ", lembra o religioso - e mais de 3.000 feridos.
"Estamos testemunhando a destruição de bairros inteiros. Imagine-se, mais de 1.200 casas completamente destruídas.  Os dados mais recentes em nossa posse têm dão a conhecer que 120.000 pessoas estão alojadas em 56 escolas da ONU para os palestinos (Urnwa), mas se trata-se de instalações que não estão equipadas para receber todas essas pessoas. E não são apenas as casas a serem destruídas, mas também famílias inteiras, enquanto que em Gaza não há água, não há electricidade, os hospitais não têm os meios necessários para ajudar os necessitados ", diz o padre Abusahlia . A este respeito, o Director da Caritas Jerusalém enfatiza a "posição negativa" Egito ", que abriu a passagem de Rafah só por algumas horas no início da ofensiva para evacuar os estrangeiros que vivem em Gaza ou alguns feridos e deixou alguns medicamentos. Condenamos esta posição: se o governo egípcio tem problemas com o Hamas não tem o direito de punir uma população inteira. Da nossa parte, queremos que assim que as hostilidades cessem entrar em Gaza com tudo o que estamos a recolher para ajudar. Mesmo que seja apenas uma gota no mar das necessidades do povo palestino ".
A prioridade para o Padre Raed é "silenciar as armas imediatamente e abrir passagens, mas também as causas profundas do conflito, o levantamento do bloqueio imposto a Gaza há 12 anos, a maior prisão a céu aberto do mundo." O pensamento de seu Padre Abusahlia também vai para os cristãos de Gaza. "Um total de 1.300 hoje, em 2000, havia cinco.
O que está acontecendo em Gaza para o Padre Raed "é insuportável."Não pode haver nenhuma vitória militar, diz: "Precisamos abrir nossos olhos e dar justiça ao povo palestino. Este é o caminho mais curto para a paz, para acabar com a ocupação ".
Nenhuma das partes cede. Claro que a luta é de David contra Golias. Israel apostou em destruir os túneis que o Hamas fez para entrarem soldados e munições e estão disparando mísseis sobre Israel. E querem acabar com esta ameaça constante. Além disso o Hamas faz dos civis escudo para os militares.

Comentários

Mensagens populares