SUDÃO Cristã sudanesa finalmente em liberdade


SUDÃO 
Cristã sudanesa finalmente em liberdade

Fundação AIS   26-06-2014

É a notícia que todos esperavam: Meriam Ibrahim já foi libertada, tendo abandonado já a esquadra onde se encontrava detida desde a passada terça-feira quando procurava abandonar o país na companhia do marido e dos filhos. A notícia foi avançada pelo seu advogado, Emam Abdul_Rahman. O causídico afirma que a libertação se deveu "à pressão de diplomatas estrangeiros", que forçaram o governo a tomar esta decisão.
Esta notícia vem confirmar as suspeitas de que estava a ser exercida alguma pressão diplomática, nomeadamente pelos Estados Unidos, para um desenlace favorável para este caso. 
Recorde-se que Meriam Ibrahim Ishag, a cristã a sudanesa de 27 anos, condenada à morte por apostasia e que foi libertada na segunda-feira por ordem do tribunal da relação, foi novamente detida, menos de 24 horas depois, quando procurava deixar o país rumo aos Estados Unidos.
A prisão ocorreu em pleno aeroporto de Cartum e as forças da ordem detiveram também o seu marido, e os dois filhos do casal.

Elshareef, advogado desta cristã que durante todo este processo sempre se recusou a renegar a sua fé, estava presente no aeroporto e, em declarações aos jornalistas, afirmou então que a detenção de Meriam e da família mobilizou cerca de 40 agentes de segurança e que não foi possível prestar apoio judiciário ao casal. 
Este caso tornou-se conhecido em todo o mundo, quando, a 15 de Maio, Meriam foi condenada à morte, por enforcamento, por se ter, alegadamente, convertido ao cristianismo, o que ela sempre negou em tribunal.

Comentários

Mensagens populares