CUCUJÃES Festa Missionária Por LIBERIO PEREIRA

CUCUJÃES
Festa Missionária
Por LIBERIO PEREIRA

Concelebrantes. FT. LARANJEIRA

 No dia 1 de Junho, domingo da Ascensão de Jesus ao Céu, dia em que o Pai do Céu e a nossa mãe   Natureza, combinaram dar-nos um belo dia de sol…foi nesse dia que muitos amigos da missões se puseram a caminho do Seminário para a Festa Missionária de 2014.
Já nos dias anteriores muitos e dedicados amigos/as da causa missionária tinham feito preparativos: ensaios, reflexões, ornamentação e armações, para exposição de muitos artigos a pôr à venda a favor do objectivo da festa: proporcionar a abertura do coração e da bolsa… à missão, à acção missionária da Igreja através da Sociedade Missionária.
Logo de manhã, era grande a alegria do encontro dos que vinham chegando. Beijos e abraços a matar as saudades “tantas de tantos há tanto tempo” desencontrados. Seguiu-se a visita à Exposição missionária no claustro do Seminário. Era hora de levar algum artigo exposto e contribuir para a obra missionária.
Às 10 horas: a Eucaristia. Começou com a procissão, com o andor de Nossa Senhora da Boa carinhosamente preparado por dedicadas pessoas: senhoras e meninas.
E lá foi o povo de Deus numa mini peregrinação até junto da Gruta de Nossa  Senhora de Lourdes, onde estava preparado o lugar da celebração. Nessa caminhada rezou-se e cantou-se, certamente pensando que esta vida é uma peregrinação para a Casa do Pai.
Presidiu à celebração, P. Albino dos Anjos, Superior geral da SMBN, que na homilia falou da alegria que hoje deve encher a alma dos que anunciam o Evangelho: da urgência desse anúncio desse anúncio…ao  longe e ao perto…
 Oh! Se todos nos deixássemos encantar e levar pelo Espírito levando a Palavra de Deus na nossa vida e ao mundo, como isto seria diferente. Que beleza!
Bom. Depois de celebrar a Eucaristia, a assembleia voltou em procissão com o andor da Senhora ao lugar donde partiu.
Seguiu-se o agradável assalto aos farnéis. Ocasião de partilha petiscos. E sobretudo de confraternizar e conviver! A parte final foi de descontracção, de recreio e sorteio. Sorteio de prémios pelos que generosamente, e talvez com muito sacrifício, tinha participado a favor da causa missionara que a todos nos apaixona.

Dando graças a Deus Pai e à mãe natureza pelo belo sol e céu do dia, chegou a hora do regresso. Certamente com o coração mais alegre pela alegria de ter participado em mais uma Festa Missionária mas não numa festa missionária a mais. Quando há saúde… há apetite VM-julho-2014.

Comentários

Mensagens populares