REPUBLICA CENTRO-AFRICANA Malária primeira causa de morte

REPUBLICA CENTRO-AFRICANA
Malária primeira causa de morte
 
25 De Julho De 2014 - 10:43 CENTRAL

Enquanto são fixadas  esperanças no acordo de paz frágil para a cessação das hostilidades assinado na segunda-feira, no Fórum para a Reconciliação Nacional e o diálogo político em Brazzaville, trabalhadores humanitários no sector médico levantaram o alarme sobre o aumento da propagação da malária na República Centro-Africana. Falando nas Nações Unidas, Sylvain Groulx, chefe dos Médicos Sem Fronteiras no país Africano, relatou um aumento de casos no contexto de crise política e militar que desde dezembro de 2012 tem causado milhares de mortos e mais de 4,5 milhões de deslocados e refugiados.
Em Bossangoa, cerca de 300 quilómetros ao norte da capital, Bangui, os casos mais que triplicaram em maio, para 6507; dois terços são crianças com idade inferior a cinco anos. "O que já era um Estado com um sistema de saúde basicamente inexistente, tornou-se um pesadelo para proporções ainda maiores", disse Groulx, presente na África Central desde 2003.

"No país continua a haver uma crise na saúde de grandes proporções. Com o início da estação das chuvas, os casos de malária, a principal causa de morte, continuam a subir ", acrescentou o especialista.

Comentários

Mensagens populares