CHINA Mais de 90 desaparecidos em deslizamento de terras na China

CHINA
Mais de 90 desaparecidos em deslizamento de terras na China

 Reuters
Um deslizamento de terras ocorrido este domingo numa
zona industrial do sul da China provocou pelo menos 
91 desaparecidos e soterrou mais de 30 edifícios num 
mar de lama, de acordo com o último balanço.

O acidente provocou uma rotura num gasoduto e a sua consequente explosão, que deixou um terreno de dez hectares coberto de escombros. Pelo menos 30 edifícios ficaram soterrados.

As autoridades chinesas corrigiram esta segunda-feira de 59 para 91 o número de desaparecidos neste deslizamento de terras.
De acordo com o Ministério da Terra e dos Recursos Naturais da China, o deslizamento, que ocorreu na cidade de Shenzhen, terá sido provocado pela excessiva acumulação de resíduos de construção e terra.
As testemunhas afirmaram que viram uma grande massa de terra e lama a atingir a zona industrial de Shenzhen, cidade próxima da fronteira com Hong Kong, ao final da manhã de domingo. Desapareceram casas e fábricas.
Uma mulher afirmou ao jornal Shenzhen Evening News que viu o momento em que a terra soterrou o camião do pai: "Ele está soterrado há várias horas. Estamos muito preocupados".
Resgate lento
Mais de 1.500 agentes das forças de segurança e 104 viaturas dos bombeiros foram enviados para o local da catástrofe, de acordo com a agência oficial Xinhua.
O ritmo do trabalho de resgate é lento por causa da chuva intensa e a pouca visibilidade durante a noite, afirmou um oficial do corpo de bombeiros de Shenzhen. De acordo com o Shenzhen Evening News, quase 900 pessoas foram retiradas da região antes da tragédia.
Trinta e três imóveis residenciais e industriais foram atingidos pelo deslizamento, incluindo dois dormitórios para trabalhadores, segundo o canal público CCTV.

Muitas pessoas foram retiradas dos dormitórios de forma preventiva. Já no mês passado, 38 pessoas tinham morrido num deslizamento de terras na província rural de Zhejiang. O ESSENCIAL

Comentários

Mensagens populares