NATAL 2015 – ANO NOVO 2016

NATAL 2015 – ANO NOVO 2016
por Alfredo Neres

Estamos a viver o NATAL do ANO DA MISERICÓRDIA!
Aquele Messias prometido pelos Profetas, durante muitos séculos, no tempo do Pai, «fez-se homeme e veio habitar connosco» (Jo 1,14).
Desde então começou o tempo do Filho.
Neste tempo, que é o nosso, estamos a viver no tempo do Espírito Santo que, juntamente com aVirgem Santa Maria, está a recriar o mundo.
O Pai já o tinha prometido: «Eu vou criar um novo céu e uma nova terra» (Is 65, 17); «assim como os novos céus e a nova terra, que vou criar, subsistirão diante de mim, assim também subsistirá a vossa posteridade e o vosso nome» (Is 66, 22).
São João, no livro do Apocalipse, já contempla esse mundo transformado: «Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido» (Ap 21,1).
São Pedro recorda aos cristãos que «nós esperamos uns novos céus e uma nova terra, onde habite a justiça» (2 P 3,13).
Aquilo que nos consola é que esse tempo da recriação do mundo é o tempo em que nós vivemos. Mas Deus espera a nossa colaboração. Ele não quere fazer nada sem nós, mas quer fazer tudo connosco. Portanto, não tenhais medo! O fim do mundo só virá daqui a uns bons milhares de anos, quando o novo mundo for criado.
Aquilo que nos importa agora é preparar as vindas quotidianas de Jesus, que chega até nós através dos Sacramentos. Jesus vem com o Pai e com o Espírito Santo fazer de nós a morada de Deus (Ef 2,19). Aliás, Jesus já o tinha anunciado claramente: «O Espírito da Verdadepermanece junto de vós, e está em vós» (Jo 14, 17) e «Se alguém me tem amor, há-de guardar a minha palavra; e o meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos [a nossa] morada» (Jo 14, 23).
Não podemos ter dúvidas. Somos o Templo Santo onde Deus habita! (1 Co 3,16)
Em nós, Ele estabeleceu o Céu sobre a terra!
À imitação de Maria que levou Jesus a Santa Isabel (Lc 1,39-56), Jesus fez de nós Tabernáculos vivos do Altíssimo, para que O levemos a «todas as cidades e lugares aonde Ele quer ir» (Lc 10, 1). Eis a nossa glória, a nossa alegria, a nossa felicidade!
O Natal, que estamos a recordar, não é para nós a primeira vinda de Cristo, mas um reviver em nós o Seu nascimento. Jesus nasceu pela primeira vez em nós no dia do nosso Baptismo. Ele continua a renascer em nós todas as vezes que O recebemos no Sacramento da Eucaristia.
Que estes dias de Natal e ano novo sejam para todos um autêntico encontro com Cristo vivo, para estabelecer por Ele uma relação profunda de intimidade com a Santíssima Trindade.
Em Jesus, Deus desce do Céu à terra, para viver em nós, e para com Ele nos elevar da terra ao Céu, onde «seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal como Ele é» (1 Jo 3,2).

Comentários

Mensagens populares