PORTUGAL PASSOS COELHO (AR) Já começou o primeiro debate quinzenal da ‘era’ António Costa.

PORTUGAL



PASSOS COELHO (AR)  Já começou o primeiro debate quinzenal da ‘era’ António Costa.

POLÍTICA DEBATE QUINZENAL
HÁ 2 HORAS
 
Pedro Passos Coelho começou, esta quarta-feira, por dar um “cumprimento especial” ao Governo porque o Conselho de Ministros “deu verossimilhança à possibilidade de virmos a ter um défice não superior a 3% e de preferência menor”

“Ficámos também a saber que a trajetória da dívida, pela primeira vez em 15 anos, tem tendência decrescente, o que significa que ficamos confortáveis por saber que Portugal poderá sair do procedimento de défice excessivo”, continuou.
E mais. “O comportamento da despesa corrente do Estado até outubro tinha exibido um comportamento abaixo do que estava estimado, o que dá margem para que o contributo do último trimestre possa não por em causa a meta do défice”.
Assim, feita a introdução, o ex-primeiro-ministro passou ao ‘ataque’, questionando António Costa se este confirma que o ‘draft’ do Orçamento do Estado para 2016 fixa a meta do défice em 2,8%.
Passos Coelho questionou também o primeiro-ministro se este “considera [esses resultados para 2016] compatíveis com as regras do tratado orçamental e se considera que é provável que a Comissão Europeia venha a aceitar que, em termos de consolidação orçamental, não haja progressos no próximo ano”.
Na resposta, António Costa garantiu que o ‘draft’ que será apresentado em Bruxelas “não surpreende certamente o senhor deputado”.
“O défice será de 2,8% em 2016. É isto que consta do programa de Governo e é isto que constará do projeto de orçamento para 2016”, rematou, terminando a sua resposta.

Comentários

Mensagens populares