SAÚDE Os principais inimigos


SAÚDE
Os principais inimigos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cancerígenos maiores inimigos da saúde do homem são os seguintes:
1. Tabaco – metade dos fumadores morre devido ao vício e o cigarro é de longe o maior cancerígeno do mundo moderno.
2. Fumo passivo – mais de 600 mil pessoas morrem todos os anos devido ao fumo passivo, sendo que 28% dos óbitos são crianças.
3. Poluição do ar – por muito adequado que seja o estilo de vida (com uma alimentação equilibrada e prática de exercício físico), a poluição do ar é altamente cancerígena, estando 1,6 mil cidades a ser vigiadas pela OMS.
4. Exposição a raios ultravioleta (UV) – e não é só no verão que é preciso ter cautela. O melanoma maligno é a principal consequência da exposição excessiva e sem proteção ao sol e dos tipos de cancro mais fatais.
5. Fumo dos carros a diesel – desde os anos 80 que este fumo consta no Grupo 1 dos agentes cancerígenos, uma vez que os elevados níveis de nitroarenos conseguem afectar directamente a saúde.
6. Químicos formaldeídos – usado no  fabrico de resinas e presente em produtos como o solvente de cola, este químico pode ainda ser encontrado na forma líquida, o formol. A inalação pode ser fatal e dar azo ao cancro no nariz, faringe ou leucemia.
7. Uso pílulas contraceptivas, hormonas progesterona e estrogénio para reposição hormonal. O risco aumenta quando há um uso de hormonas combinadas, sendo que as mulheres na menopausa que tomam progesterona e estrogénio correm um maior risco de sofrer de cancro da mama.
8. Álcool – aqui, o que conta é quantidade. Quanto mais, pior. E o abuso pode ser fatal.
9. Carne processada – um aumento no consumo de 50 gramas por dia de carne processada representa 18% a mais as probabilidades de desenvolver cancro colo-rectal.

10. Exposição a gás radónico – este gás radioactivo é incolor, inodoro mas altamente prejudicial para a saúde, podendo originar cancro no pulmão.CF in VM dez 15

Comentários

Mensagens populares