PORTUGAL Animadores Missionários por P. FARIAS

PORTUGAL
Animadores Missionários  por P. FARIAS
Vai para trinta anos que em Portugal se iniciou o processo de juntar os responsáveis pela animação missionária dos diversos Institutos para se fazerem actividades em comum que manifestem e visibilizem a nossa comunhão ao serviço da Missão da Igreja. Todos nós, na pluralidade dos nossos carismas, estamos ao serviço do mesmo evangelho. As experiências de vida são muito diversificadas mas manifestam a riqueza do testemunho missionário que cada um viveu nos mais diversos recantos do mundo e que o povo de Deus precisa de conhecer para se comprometer mais com essa missão que é de todos.
Essa associação chama-se ANIMAG (Animadores dos Institutos Missionários ad gentes). São 23 Institutos em Portugal. Ao longo destes anos têm feito muitas acções em conjunto e em quase todas as dioceses de Portugal. Programam-se semanas de animação missionária em arciprestados ou grupos de paróquias em que se formam equipas com membros de diferentes Institutos e durante esse tempo procuram dinamizar missionariamente todos os sectores da vida pastoral dessa área. Os Missionários e Missionárias da Boa Nova estão na origem desta organização e têm participado em várias dessas semanas. Isto não anula o trabalho que fazemos de animação missionária ligado aos nossos colaboradores e amigos, mas enriquece a experiência.
Este organismo é coordenado por um grupo de quatro missionários eleitos pelo conjunto de todos esses Instituto missionários para um período de quatro anos no decorrer duma assembleia que se realiza todos os anos mas que só é electiva de quatro em quatro anos. Este ano realizou-se de 3 a 6 de Novembro em Vila Real com a presença do Bispo diocesano que nos acolheu e nos colocou a todos na perspectiva e dinâmica pastoral da diocese e também do director do Secretariado diocesano de Missões, o nosso P. Horácio Botelho, que igualmente pediu a nossa presença na diocese para um trabalho conjunto de animação missionária.

Nesta assembleia foi eleita uma nova direcção. Foi eleito presidente o P. Francisco Costa dos missionários dehonianos, o P. João Amâncio da Consolata para vice presidente, a Ir. Ângela de S. José de Cluny  para secretária e a Ir. Fernanda das Franciscanas Missionárias de Maria para Tesoureira. Esta assembleia anual tem vários objectivos: avaliar e programar as actividades para todo ano, garantir um tempo de formação pastoral e missionária, conhecer as diversas dioceses de Portugal e proporcionar tempo de espiritualidade e convívio entre todos. Isto foi conseguido na assembleia deste ano. Para além da partilha do Sr. D. Amândio e do P. Horácio, analisámos as actividades realizadas e foi programado o novo ano para várias dioceses. Houve tempo para oração e também para convívio. Numa tarde, apesar da chuva, o Dr. Aires conduziu-nos pela Vila Real antiga onde nos situou na história rica desta cidade. Na segunda tarde fomos todos a Valpaços onde o Pároco, P. Leonel, nos proporcionou uma tarde de encontro com esta cidade que tem progredido muito graças à agricultura: azeite, vinho, castanhas. A comunidade local que já recebeu uma destas semanas missionárias respondeu com uma rica merenda no santuário de N. Senhora da Saúde. Foi um encontro de convívio entre nós e com a comunidade local. Foi um testemunho de alegria e de empenho missionário que deixámos a este povo e comunidade. Esse é um dos objectivos que nos propomos como ANIMAG. in VM dez 15

Comentários

Mensagens populares