PORTUGAL PSD e ASD: protocolo de formação para "preparar os melhores" candidatos

PORTUGAL
PSD e ASD: protocolo de formação para "preparar os melhores" candidatos
O PSD e os Autarcas Social-Democratas (ASD) assinaram hoje um protocolo sobre a estratégia de formação autárquica a desenvolver até 2017, que visa "preparar os melhores" candidatos para as eleições autárquicas a realizar naquele ano.
Lusa
O documento foi assinado pelo secretário-geral do PSD, José
Matos Rosa, e pelo presidente dos ASD, Álvaro Amaro, que
também lidera a Câmara Municipal da Guarda, no final da
segunda edição da Academia do Poder Local que hoje
terminou naquela cidade.
POO presidente dos ASD disse na cerimónia que um protocolo desta natureza "é feito pela primeira vez" entre as duas organizações partidárias.
Segundo o protocolo, o PSD "é um partido com fortes raízes no poder local", pois "desde as primeiras eleições autárquicas realizadas no Portugal democrático, só por quatro vezes em 11 atos eleitorais" não foi o partido maioritário em presidências de câmaras "e desde as eleições de 2001 que a expressão maioritária foi consecutiva".
"Contudo, houve uma interrupção no último ato eleitoral de 2013. Daqui resulta uma responsabilidade superior. É imperioso preparar atempadamente o próximo ato eleitoral e, neste âmbito, é de particular relevância a definição da Estratégia de Formação Autárquica", é referido.
O acordo, que visa "estabelecer os objetivos e metodologia de articulação tendo em vista cumprir com o desiderato de preparar os melhores para o desafio autárquico 2017", prevê a definição do programa de formação e respetivos conteúdos até ao final do primeiro trimestre de 2016.
"O programa de formação deverá ter uma componente geral e componentes específicas em função dos diferentes órgãos autárquicos", é assinalado.
Ambas as estruturas comprometem-se ainda a organizar até ao final do primeiro trimestre de 2016, o calendário de ações de preparação de formadores e o calendário de ações de formação de autarcas e de potenciais candidatos a autarquias.
É ainda referido que o PSD e os ASD agendarão e definirão equipas a quem competirá preparar e coordenar a implementação do projeto de formação, que também contará com o envolvimento da JSD.

A Academia do Poder Local, organizada pelo PSD e pelos ASD, decorreu entre sexta-feira e o dia de hoje, numa unidade hoteleira da Guarda, com 71 participantes de todo o país, com idades entre os 24 e os 65 anos.

Comentários

Mensagens populares