ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Estudante privada de ir à casa de banho indemnizada em 1,17 milhões

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (USA)
Estudante privada de ir à casa de banho indemnizada em 1,17 milhões
Uma antiga estudante da Califórnia, nos Estados Unidos, vai receber uma indemnização de 1,25 milhões de dólares (1,17 milhões de euros) por ter sido obrigada a urinar num balde uma vez impedida de ir à casa de banho.
MUNDO EUA 27.01.2017  POR LUSA

Um júri em San Diego decidiu, na quarta-feira, a favor da antiga estudante do liceu Patrick Henry, a qual intentou uma ação na justiça na sequência do incidente de 2012, exigindo inicialmente uma compensação de 25 mil dólares (23,4 mil euros).

Segundo a queixa apresentada, a adolescente, de 14 anos à data dos factos, não era autorizada a ir à casa de banho por uma professora durante as aulas por causa das estritas regras do estabelecimento de ensino.
A professora disse-lhe antes que urinasse num balde numa arrecadação na parte de trás da sala e que depois despejasse a urina na pia.
Esse episódio humilhante fez com que fosse alvo de más-línguas e de textos obscenos por parte dos colegas, o que a levou a tentar cometer suicídio, explicou durante o julgamento que durou três semanas.
"Lidei nos últimos 20 anos com casos de injúria e este foi um dos meus mais inusuais", disse o advogado de defesa, Brian Watkins, à agência noticiosa francesa AFP, apontando que "algo deste género nunca deveria ter acontecido com uma menina de 14 anos acabada de entrar na escola secundária".
Brian Watkins afirmou que a sua cliente -- actualmente com 18 anos --, que continua a receber terapia, estava satisfeita com o veredicto.
"Acredito que foi feita justiça e penso que as autoridades escolares reconhecem isso", disse, destacando que "eles já mudaram as suas políticas", pelo que o desfecho "foi positivo para ambos os lados".

Responsáveis da escola testemunharam durante o julgamento que a professora -- que foi colocada em licença administrativa e nunca mais regressou ao 'campus' depois do incidente -- não pretendia causar qualquer dano e que apenas pensou que tinha de cumprir as regras.

Comentários

Mensagens populares