FALECIMENTO PADRE ANDRE MARCOS

FALECIMENTO 
PADRE ANDRE MARCOS
Pe. André Marcos smbn

Pelas vinte e três horas e cinquenta e oito minutos de ontem, dia 07 de Janeiro de
2017, véspera da Epifania, o INEM chamado para assistir o P. André Marcos, viu-se na
situação de atestar a sua morte. Há uma semana, ele foi levado às urgências hospitalares, fez todos os exames e constataram fraqueza geral dos músculos e do coração. Passou esta semana com dificuldades, mas perfeitamente lúcido. Conversava com as visitas, inclusive com o Dr. Castro Ribeiro que fez o favor de acompanhar os seus últimos dias.
Hoje, Domingo, o Seminário da Boa Nova reza por ele na celebração da Epifania às 12 horas. Teremos celebração especial de Eucaristia com vésperas, às 18 horas. Na segunda feira celebraremos às 12 horas.
O funeral será, de tarde, em Cucujães
.
O Padre André Marcos tinha 88 anos de idade e sessenta anos de padre, pois nasceu a
09.11.1928 em Duas Igrejas, na Diocese de Bragança – Miranda e foi ordenado padre a
29.06.1956. Trabalhou em Moçambique e em Portugal. Foi o primeiro reitor do Seminário da Boa Nova, em 1962 e foi seu ecónomo por muitos anos.
Trabalhou como missionário em várias áreas da diocese de Nampula, e no Ensino Secundário. Aí passou os anos atribulados da independência e da revolução. Sempre  muito calmo e um  homem disponível e sem medo. Em Moçambique prestou seu trabalho em várias áreas missionárias, e alguns anos no ensino secundário, tendo aí passado os tempos atribulados da independência e revolução moçambicana.
Construiu várias capelas e reparou outras num trabalho para o que mostrou bastante “engenho e arte”. Era de poucas falas, humilde e um óptimo ouvinte, com o qual podíamos desabafar as angústias da vida. Um missionário com os pés na terra mas voltado para o Céu.
Damos graças a Deus pela riqueza da sua vida missionária, pedimos ao Senhor da Messe que o receba no Seu Reino e que nos dê a mesma coragem de sermos missionários até ao fim. À sua família, a solidariedade das nossas orações e da nossa amizade.

Celebrações fúnebres:
No Seminário da Boa Nova, Valadares
Hoje, dia 08, Domingo, o Seminário da Boa Nova reza por ele na celebração da Epifania
às 12 horas. Teremos celebração especial de Eucaristia com vésperas, às 18 horas. 
Dia 09, às 14 horas Eucaristia presidida por D. António Augusto Azevedo, Bispo Auxiliar
do Porto.
Dia 09, às 14h30: partida para Cucujães
Em Cucujães, segunda-feira:
Dia 09, às 16h00: Eucaristia e funeral presididos por D. António da Rocha Couto, Bispo
de Lamego.


Comentários

Mensagens populares