América Central Pobreza junta teólogos de todo o continente americano

América Central
Pobreza junta teólogos de todo o continente americano
Texto J.B. | Foto Lusa | 26/08/2018 | 07:06
Congresso de teologia vai debruçar-se os problemas e as esperanças das pessoas mais desfavorecidas, e comprometer-se com medidas que possam contribuir para ajudar estes cidadãos
Teólogos de todo o continente americano vão rumar a El Salvador, na América Central, para participarem no terceiro Congresso Continental de Teologia, que vai decorrer de 30 de agosto a 2 de setembro, na Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas, na capital salvadorenha.

O encontro vai decorrer sob o tema «Os clamores dos pobres e da terra interpelam-nos. Cinquenta anos da Conferência de Medellín». Pedro Cipollini, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recorda que a Conferência de Medellín foi um contributo para aplicar o Vaticano II na América Latina, que identificou que o homem concreto na América Latina é o pobre.

Nesse sentido, o grande objetivo do encontro será «assumir e comprometer-se com os clamores dos pobres e da terra». As conferências, painéis, ateliês, momentos culturais e uma peregrinação aos locais do martírio do futuro santo Oscar Romero, serão momentos do congresso que contribuirão para analisar, a partir dos problemas e das esperanças das pessoas pobres, os novos contextos socioculturais, políticos, eclesiais e teológicos da América Latina e Caraíbas.


Pedro Cipollini frisa que a temática que dominará o encontro é de extrema importância. «Deveria ter diminuído a miséria, mas ela cresceu porque com o aumento das riquezas, cresceu o egoísmo e um mundo que precisa de Deus. Antes adorava-se o bezerro de ouro, mas hoje adora-se o ouro do bezerro enquanto os pobres morrem à porta dos ricos», lamentou o prelado, citado pelos serviços de comunicação do Vaticano, demonstrando desta forma a necessidade e importância do encontro que se avizinha, na esperança de que este contribua para ajudar os mais frágeis. Fátima Missionária 29.08.2018

Comentários

Mensagens populares