MÉXICO Unicef alerta sobre riscos para crianças mexicanas e centro-americanas deportadas

CRISTIANISMO
COREIAS: O espírito imortal dos católicos da Coreia do Sul
Nas últimas décadas, a igreja tem estado ativa em todos os movimentos de sinalização para a mudança no país Ucanews  17.08.2018
 O presidente sul-coreano Moon Jae-in (à direita) aperta a mão 
do líder norte-coreano Kim Jong-un na Linha de Demarcação 
Militar que divide seus países antes da cúpula anterior na
aldeia de Panmunjeom nesta foto de 27 de abril de 2018.
 Eles devem se reunir pela terceira vez em setembro 
em Pyongyang. (Foto por AFP) Michael Sainsbury, Brisbane 
Coreia do Sul 17 de agosto de 2018

A Coreia do Sul tem sido um pouco discrepante na Ásia católica há décadas, tanto em termos do tamanho de sua população demográfica católica - superada apenas na Ásia pelas Filipinas e em Timor-Leste - quanto pela influência política que exercem.

Notavelmente, três dos sete presidentes do país têm sido católicos desde que começou a eleger democraticamente seus líderes em 1981.
Agora, o presidente Moon Jae-in, um católico praticante, está planejando outra histórica cúpula inter-coreana com o líder norte-coreano Kim Jong-un em setembro em Pyongyang, a capital da Coréia do Norte.
Sob a liderança de Moon, a Igreja Coreana parece estar melhor posicionada do que em qualquer outro ponto desde a Guerra da Coréia de 1950-53 para moldar futuros eventos sociais e políticos.
32% surpreendentes dos legisladores do país se identificam como católicos. Embora ainda sejam superados em número por protestantes, budistas e não-crentes, isso significa que a representação católica no governo é agora proporcionalmente mais alta do que podemos ver em nível popular, já que apenas 7% a 11% da população é católica.

Em traços mais amplos, aproximadamente uma parcela igual de sul-coreanos se identifica como cristãos e budistas, mas dê uma olhada na paisagem urbana em Seul à noite e são cruzes iluminadas por neon que iluminam os topos dos edifícios.
Em contraste, a Coréia do Norte, controlada pelos comunistas, do outro lado da fronteira continua oficialmente ateu. Ele ainda subscreve a filosofia "juche" da auto-suficiência da dinastia governante, apesar dos recentes movimentos para se envolver com a Coreia do Sul e, mais amplamente, os EUA e a comunidade internacional.
O ministro da Unificação sul-coreano Cho Myoung-gyon (centro) 
parte para a aldeia de trégua na fronteira de Panmunjeom, de 
um prédio do governo em Seul em 13 de agosto, para manter 
conversações inter-coreanas de alto nível. O encontro teve 
como objetivo preparar o caminho para uma terceira cúpula 
entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder do Norte, 
Kim Jong-un, em meio a um degelo diplomático na península. 
(Foto da Yonhap / AFP)



No entanto, neste novo capítulo da abertura encontram-se oportunidades para a igreja ajudar a consertar pontes, muitos acreditam, especialmente dada a história da Coreia do Sul de líderes com inclinação religiosa e seu atual presidente.
O ex-presidente sul-coreano Kim Dae-jung, um ganhador do Prêmio Nobel da Paz que faleceu em 2003, era um católico praticante que deixou para trás um legado de envolvimento com o Norte devido à sua chamada "Política do Sol".
Ele foi sucedido pelo ex-advogado de direitos humanos Roh Moo-hyun, um católico de Gimhae perto da cidade costeira de Busan, que serviu por cinco anos até 2008. Ele teve uma morte prematura ao pular de um penhasco perto de sua casa em maio. 2009
Ele foi sucedido pelo ex-prefeito de Seul, Lee Myung-bak, um empresário com um olho para grandes projetos de infra-estrutura que adotaram uma abordagem mais rígida para Pyongyang.
As relações inter-coreanas continuaram em uma veia similarmente hostil sob o governo de Park Geun-hye, a filha do ex-líder sul-coreano Park Chung-hee.
Ela parecia mais inclinada a feitiçaria ou xamanismo do que a religião e sofreu um impeachment em dezembro de 2016, após a notícia de que vazara segredos de Estado para seu confidente de longa data, Choi Soon-sil.
Medalhões comemorativos do histórico cume entre Coréia J
ae-in e Kim Jong-un são exibidos durante uma cerimônia de
inauguração em uma empresa de vendas em Seul em
16 de julho. (Foto de Jung Yeon-je / AFP)

Agora a Coreia do Sul tem um novo líder católico na forma de Moon, que foi eleito em maio depois que o impeachment foi feito e quem está avançando em termos de forjar uma detenção  com o norte armado de armas nucleares.
As duas nações passaram os últimos 65 anos se olhando com desconfiança de ambos os lados da zona desmilitarizada fortemente armada que bifurca a península, mas há sinais de que essa prolongada "Guerra Fria" pode estar chegando ao fim.
O norte e o sul anunciaram em 13 de agosto que a quinta cúpula inter-coreana seria realizada em Pyongyang no mês seguinte. Esta seria a terceira vez que Moon e Kim ficariam cara a cara.
Eles se encontraram pela última vez no lado norte-coreano da Área de Segurança Conjunta em Panmunjeom, perto da DMZ, em 27 de abril, pouco antes do encontro histórico de Kim com o presidente dos EUA, Donald Trump, em 12 de junho.
Com o anúncio de Moon de que ele estaria seguindo os passos de seu ex-chefe Roh Moo-hyun e mentor Kim Dae-jung para se tornar apenas o terceiro presidente sul-coreano a visitar a Coréia do Norte, a mudança parece estar no ar.
Isso tudo ressalta um crescente sentimento de ativismo político de uma minoria católica asiática que tem uma longa e célebre história de ser perseguido e martirizado.
Os historiadores dizem que isso embutiu na Igreja sul-coreana uma desconfiança particular das autoridades e uma determinação coletiva para combater a opressão e a injustiça. Seus olhos estão se
voltando para o norte.
O presidente dos EUA, Donald Trump, conheceu o líder
norte-coreano KiM Jong-un em Cingapura em 12 de junho. (
Foto de AFP)
.
Em 1984, o papa São João Paulo II canonizou 103 mártires coreanos, a primeira canonização realizada fora de Roma.
Em sua homilia em uma celebração da missa dos recém-nomeados santos do país, ele observou: "O esplêndido florescimento da igreja na Coréia hoje é de fato o fruto do heróico testemunho dos mártires. Mesmo hoje, seu espírito imortal sustenta os cristãos no igreja do silêncio no norte desta terra tragicamente dividida ".
Nas últimas décadas, a igreja tem estado ativa em todos os sinais de mudança para a Coreia do Sul.
Como tal, eles estarão dispostos a desempenhar um papel em qualquer descongelamento das relações com o Norte.
De fato, os missionários católicos do Sul, notavelmente os Padres e Irmãos Maryknoll, esforçaram-se, freqüentemente com sucesso, em fornecer toda ajuda que puderem ao empobrecido Norte - freqüentemente entregando isso pessoalmente.
Há muita ironia na história cristã das cerca de 75 milhões de pessoas da península, das quais cerca de 25 milhões residem no norte.
No alvorecer do século 20, apenas 10 anos antes do Japão Imperial invadir a península no início dos 35 anos ou do domínio colonial, a então capital Pyongyang foi saudada como a "Jerusalém do Oriente" devido à sua crescente população cristã.
Naquela época, estima-se que 30% da população do que hoje é a capital da Coréia do Norte era cristã, em um país que era evangelizado exclusivamente por missionários leigos e não por ordens religiosas.
De fato, Kim Il-sung, o primeiro líder da dinastia ultra-repressiva e abusiva da Coréia do Norte, foi criado como cristão. Ele supostamente tocou o órgão na igreja, enquanto seu pai também era considerado um homem temente a Deus.
No entanto, Kim, que tomou o poder em 1948 e depois lutou contra o Sul com o apoio da China, se reinventaria mais tarde como uma deidade baseada na sua ideologia juche , uma mistura de preceitos comunistas e crenças de culto.
Ele manteve um forte controle sobre o poder até sua morte em 1972. A Associação Católica Coreana (KCA), dirigida pelo Partido Comunista, tem cerca de 1.000 membros. 
Guardas de honra do Comando da ONU seguram bandeiras
durante uma cerimônia comemorativa pelo 65º aniversário
da assinatura do Acordo de Armistício da Guerra da Coréia
 na aldeia de Panmunjeom na Zona Desmilitarizada (DMZ)
dividindo as duas Coréias em 27 de julho.
(Foto de Jung Yeon- je / AFP)

A maioria dos crentes no país são os chamados cristãos "clandestinos", já que existem apenas cinco "igrejas" sancionadas pelo Estado no país, todas em Pyongyang. Eles são a Catedral Católica de Changchung, três igrejas protestantes e uma igreja ortodoxa russa.
A dinastia norte-coreana provou-se cada vez mais repressiva ao longo dos anos em termos de tratamento de várias religiões, colocando-se no mesmo nível da era Mao Zedong na vizinha China.
Desde 2013, a Open Doors, uma organização de 60 anos que trabalha contra a perseguição religiosa e está baseada nos EUA, classificou a Coréia do Norte como a nação mais opressiva do mundo para pessoas com crenças religiosas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, estudos estimaram que havia três vezes mais cristãos no norte do país do que no sul. Mas quando Kim Il-sung assumiu o poder, centenas de milhares migraram para o sul e mais foram evacuados durante a Guerra da Coréia.
Estudos mais recentes sugerem que cerca de 30% da população sul-coreana é agora cristã, com os protestantes superando os católicos.
Um censo de 2015 identificou 3,7 milhões de pessoas como católicas, ou 7,9% da população. Mas a Conferência Episcopal Coreana disse em 2017 que acreditava que 5,7 milhões era um número mais preciso, representando 11%.
O censo indicou que os protestantes representam 19,7% da população, os budistas 15,5% e os que não têm afiliação religiosa formal 56,1%.
Os estudiosos dizem que uma parte justa do último grupo subscreve sistemas xamânicos ou outros sistemas tradicionais de crença e espiritualidade.
Mas o aquecimento dos laços entre as duas nações poderia significar uma boa notícia para a igreja no norte.
"Este encontro de [ano] com Kim Jong-un e o presidente Trump foi enorme", disse Franklin Graham, filho do falecido líder evangélico Billy Graham.
"Os cristãos vão se beneficiar na Coréia do Norte como resultado do presidente Donald Trump", acrescentou.
Alguns críticos viram seus comentários como prematuros e disseram que ele pode, como Trump, ter pulado a arma, assumindo que os laços se desenvolveriam mais facilmente e rapidamente do que provavelmente, dada a história do Norte de jogar poker diplomático.
A igreja tem lutado para fazer incursões no país ultimamente, apesar das aberturas de Roma, mas talvez a resposta sempre esteja "mais perto de casa", com muito agora esperado de seus representantes em Seul.
O Papa Francisco, por exemplo, convidou a KCA a enviar um representante para a Jornada Mundial da Juventude em 2013, durante sua primeira viagem à Ásia, mas a Coréia do Norte rejeitou a oferta.
É verdade que Kim Jong-il e seu filho Kim Jong-un permitiram que autoridades do Vaticano visitassem o país. Mas isso foi em grande parte com o propósito de abalar a igreja para ajuda alimentar de emergência ao país atingido pela fome.
No entanto, a igreja pode ter alguma esperança e inspiração de ter um presidente católico pró-détente, agora dirigindo o show.
Os pais de Moon nasceram em Hungnam, no que hoje é a Coréia do Norte. Eles estavam entre os 100.000 civis que fugiram do Norte durante a Hungnam Evacuation, em 1950, uma das maiores operações civis de resgate dos militares dos EUA.
Moon nasceu subseqüentemente em um campo de refugiados na Ilha Geoje em 1953, o ano em que a guerra terminou em um cessar-fogo.
Se o degelo das relações continuar, ele está muito bem colocado para pressionar por maior liberdade religiosa como parte de um pacote de concessões.
A história sugere que os católicos sul-coreanos estarão dispostos a apoiá-lo. A questão agora é: ele levantará o assunto em setembro? UCAnewsc

Comentários

Mensagens populares