ROHINGYAS Sanções dos EUA contra militares de Mianmar recebem recepção mista


ROHINGYAS
Sanções dos EUA contra militares de Mianmar recebem recepção mista
Alguns moradores vêem as medidas como inúteis, outras as consideram eficazes para impedir o agravamento dos abusos de direitos.


Uma guarda de honra militar de Myanmar marcha durante uma
cerimónia em Yangon. Os EUA estão aplicando sanções às 
forças armadas por abusos dos direitos humanos. (Foto de 
Ye Aung Thu / AFP)
John Zaw,Mandalay Myanmar 21 de agosto de 2018
As sanções dos Estados Unidos contra vários oficiais militares de Mianmar e duas unidades do exército por violações severas dos direitos humanos provocaram reações mistas no país do Sudeste Asiático.

Em 17 de agosto, o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou que estava alvejando quatro oficiais da força de segurança e as 33ª e 99ª Divisões de Infantaria do Exército de Mianmar com sanções.
"As forças de segurança birmanesas se envolveram em campanhas violentas contra as comunidades de minorias étnicas em toda a Birmânia, incluindo limpeza étnica, massacres, agressões sexuais, execuções extrajudiciais e outros sérios abusos contra os direitos humanos", afirmou em comunicado Sigal P. Mandelker, autoridade do Tesouro .
"Deve haver justiça para as vítimas e aqueles que trabalham para descobrir essas atrocidades, com os responsáveis ​​responsabilizados por esses crimes abomináveis. O governo dos EUA está empenhado em garantir que as unidades militares e líderes birmaneses façam uma contagem dessas brutais brutais." atos."
A declaração destacou os abusos militares em Kachin, Shan e Rakhine State , onde mais de 700.000 Rohingya fugiram para Bangladesh depois de uma ofensiva militar em Mianmar que respondeu aos ataques dos militantes Rohingya em agosto passado.
Os militares de Mianmar ainda não responderam publicamente às sanções dos EUA.
Kyaw Nyunt, pastor da Igreja Judson em Yangon, disse que as sanções não afetarão muito a situação política, econômica e social de Mianmar. Foi apenas um sinal de pressão política, disse ele.
"O que eu vejo é como os líderes civis e militares precisam colaborar juntos para enfrentar a questão Rohingya, enquanto enfrentam pressão da comunidade internacional", disse Kyaw Nyunt, um ex-membro da comissão de investigação de Rakhine.
Ashin Ariya Wuntha Bhiwunsa, um monge de Mandalay envolvido em programas inter-religiosos, disse que as sanções são necessárias para pressionar os líderes militares do país.
"Se não usarmos políticas rígidas como as sanções, os militares de Mianmar podem ter rédea livre para cometer abusos de direitos no país", disse Ariya Wuntha ao site ucanews.com.
Pe Than, deputado da câmara baixa do Partido Nacional Arakan, de linha dura e budista em Rakhine, disse que a soberania de Mianmar precisa ser considerada em primeiro lugar.
"Países ocidentais, incluindo os EUA, estão pressionando o país, querendo usar o rótulo de genocídio em Rakhine", disse Pe Than, um Rakhine étnico. "Os EUA querem colocar os líderes militares em julgamento no Tribunal Penal Internacional "  .
Kyaw Min, presidente da Democracia e Direitos Humanos, partido Rohingya, de Yangun, disse não acreditar que as sanções resolvam a questão Rohingya.
Ele disse que os líderes de Mianmar, sejam militares ou civis, estão todos no mesmo barco quando se trata dos Rohingya, que consideram ser imigrantes ilegais de Bangladesh.
"Aung San Suu Kyi, um ícone da democracia, não falou sobre os abusos de direitos em Rakhine", disse Kyaw Min. "Eu a vejo como a principal pedra de tropeço na luta contra a questão Rohingya." 
Khin Zaw Win, diretor do Instituto Tampadipa, de Yangon, disse que as sanções são um passo necessário na aquisição de um senso de justiça do que ocorreu em Rakhine.
"Isso sinaliza que medidas mais punitivas virão se os altos escalões militares não mudarem suas atitudes e mostrarem compromisso com os abusos de direitos", disse Khin Zaw Win ao site ucanews.com. "É preocupante para o futuro do país se não podemos lidar com isso adequadamente e deixar de assumir a responsabilidade pelo que ocorreu." UCANEWS

Comentários

Mensagens populares