FILIPINAS O padre franciscano Elton Viagedor celebra a missa em uma aldeia na província de Basilan, sul das Filipinas

FILIPINAS
  

As missas são realizadas três vezes por mês


O padre franciscano Elton Viagedor celebra a missa em uma aldeia na
província de Basilan, sul das Filipinas. (Foto fornecida)
 Bong Sarmiento, Cotabato, Filipinas , 20 de agosto de 2018

Sem se deixar intimidar pelo perigo representado pelos extremistas na região sul das Filipinas de Mindanao, os missionários franciscanos realizam missas e outras atividades da igreja nas montanhas da província de Basilan, lar do grupo bandido Abu Sayyaf.
O padre franciscano Elton Viagedor, pastor da paróquia de San Roque, na cidade de Lantawan, disse que quer mostrar que a igreja é "centrífuga" em sua abordagem missionária, que pode ser "flexível na divulgação da missão".
"Realizamos missas nas ruas ou nos quintais para mostrar que a igreja não deve esperar que as pessoas venham à capela da paróquia", disse o padre a ucanews.com.
Ele disse que é a maneira simples de a congregação franciscana responder ao desafio atual de sair do conforto da paróquia ou dos conventos para estar com os que estão nas periferias.
"É nas periferias que somos transformados", disse o padre Viagedor.

"Como franciscanos, acredito que devemos estar dispostos a ir para as margens, mesmo que sejam considerados arriscados e difíceis", disse o padre.
"Tal ousadia não é motivada pela arrogância, mas pelo simples fato de sermos dependentes da graça de Deus e do desejo de encontrar o povo nas periferias", acrescentou o padre Viagedor.
O padre disse que as missas que ele celebra nas ruas não são destinadas a atrair os muçulmanos para se converterem ao cristianismo, observando que as pessoas na província mantêm uma relação inter-religiosa e intercultural saudável.
Missas de rua ou de quintal são realizadas a cada segundo, terceiro e quarto sábados do mês.
Padre Viagedor disse que ele prioriza a realização de missas de rua porque muitos paroquianos raramente assistem às celebrações eucarísticas.
"Viver, trabalhar e servir essas pessoas é muito transformador e enriquecedor para mim como missionário religioso", disse ele.
A província de Basilan é a segunda missão do missionário de 28 anos após seu "batismo de fogo" na cidade de Marawi , que foi dilacerada por cinco meses de confrontos no ano passado entre tropas do governo e militantes inspirados pelo Estado Islâmico.
O conflito deslocou cerca de 400.000 pessoas.
A paróquia do Padre Viagedor em Basilan está servindo 231 famílias católicas em duas aldeias predominantemente muçulmanas na cidade de Lantawan, o berço do líder terrorista Isnilon Hapilon, supostamente o emir designado do Estado Islâmico no Sudeste Asiático.
Em 31 de julho, um poderoso carro-bomba explodiu em Basilan, matando 11 pessoas. Só neste ano, pelo menos 55  bandidos de Abu Sayyaf se renderam às autoridades.
O padre Viagedor descreveu a província insular como marginal não só geograficamente, mas também "econômica, política e culturalmente", mas disse que considerava sua designação em Basilan "um privilégio e uma bênção".
"Aqui encontrei formas alternativas de discursos, particularmente da vida das pessoas nas bases", disse ele, acrescentando que continuará a sair com as pessoas "que são a verdadeira personificação da igreja".
Dos cerca de 400.000 habitantes de Basilan, 126.000 são católicos servidos por 20 sacerdotes, incluindo quatro franciscanos e cinco missionários claretianos que servem 10 paróquias sob a Prelazia de Isabela. UCAnews

Comentários

Mensagens populares