RD CONGO Ébola: OMS se prepara para novos casos de surto de ebola que já matou 44 na RD Congo




RD CONGO
Ébola: OMS prepara-se para novos casos de surto de ébola
Saúde


Agência diz não saber se foram identificados todos os focos de transmissão; vacinação já chegou à metade de pessoas que tiveram contato com pacientes e agentes de saúde.
Pelo menos 44 pessoas já morreram devido a um surto de ebola, na província de Kivu do Norte, na República Democrática do Congo,  RD Congo.
Esta sexta-feira, a Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou que ainda não há clareza sobre todas as redes de transmissão da epidemia declarada em 1º de agosto.  Trata-se do décimo surto no país africano, que já infectou 78 pessoas.
Urgência
Falando a jornalistas, em Genebra, o porta-voz da agência, Tarik Jasarevic, disse que a expectativa é que sejam identificados novos casos por causa das primeiras infecções que estão evoluindo para doença. Essa situação revela a urgência de ter acesso a essas árear e tomar medidas necessárias para lidar com os casos.
Duas unidades de tratamento operam nas cidades de Beni e de Manguina, o epicentro do surto.
As instalações de saúde da área são operadas por organizações não-governamentais parceiras da OMS. Em cinco locais foram vacinadas cerca de 500 pessoas que tiveram contato com pacientes e trabalhadores de saúde.
Grupos Armados
A segurança é um fator crítico para o pessoal humanitário nas chamadas zonas vermelhas, onde operam dezenas de grupos armados. A OMS treina assistentes de saúde e radialistas para divulgarem mensagens de prevenção.
O  diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, esteve esta semana no Kivu do Norte, onde declarou que havia condições que propiciam uma transmissão maior da febre hemorrágica de ebola.

O representante disse estar preocupado com “o surto muito perigoso”, apontando  que o conflito ativo era o maior desafio para atuar na área. Unnews

Comentários

Mensagens populares