MIANMAR ROHINGYAS: Generais de Mianmar cometem genocídio: relatório da ONU


MIANMAR
ROHINGYAS: Generais de Mianmar cometem genocídio: relatório da ONU
Missão de busca de fatos nomeia o chefe militar Min Aung Hlaing e cinco generais sobre atrocidades contra Rohingya, minorias
Refugiados rohingya realizam orações enquanto participam de uma cerimônia
organizada para lembrar o primeiro aniversário de uma repressão militar que
provocou um êxodo maciço de pessoas de Mianmar para Bangladesh, no
campo derefugiados de Kutupalong, em Ukhia, Cox's Bazar em 25 de agosto
 (Foto por Dibyangshu Sarkar / AFP) John Zaw, Mandalay  Myanmar 27 de agosto de 2018

Altos oficiais militares em Mianmar devem ser processados ​​por genocídio e crimes de guerra contra os muçulmanos Rohingya e outras minorias étnicas,  disse uma missão da ONU .

A missão, estabelecida pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU em março de 2017, encontrou padrões de graves violações dos direitos humanos e abusos cometidos nos estados de Rakhine, Kachin e Shan.
"A necessidade militar nunca justificaria matar indiscriminadamente, estuprar mulheres, agredir crianças e queimar aldeias inteiras", afirmou a ONU em seu relatório de 27 de agosto.
"As táticas do Tatmadaw são consistentemente e grosseiramente desproporcionais às ameaças reais à segurança, especialmente no estado de Rakhine, mas também no norte de Mianmar", afirmou usando o nome oficial das forças armadas de Mianmar.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) também está deliberando se tem o mandato de processar autoridades mianmarenses responsáveis ​​por mais de 700.000 muçulmanos rohingya que fugiram do Estado de Rakhine para Bangladesh de maioria muçulmana desde o início de uma operação militar em agosto de 2017 em resposta a ataques a postos de segurança. suspeitava de insurgentes rohingya.
As Nações Unidas apelidaram a repressão de um exemplo clássico de limpeza étnica.
"Os crimes no estado de Rakhine, e a maneira como eles foram perpetrados, são similares em natureza, gravidade e escopo àqueles que permitiram que a intenção genocida fosse estabelecida em outros contextos", disse o relatório.
A ONU também alertou a Mianmar que tem informações suficientes "para justificar a investigação e a acusação" de altos funcionários da cadeia de comando do Tatmadaw.
Ele disse que um tribunal "competente" determinaria sua responsabilidade por "genocídio" em relação à situação no Estado de Rakhine.
O relatório da ONU apontou Min Aung Hlaing , chefe militar de Mianmar, e cinco principais generais que, segundo ele, devem enfrentar a justiça.
Ele descreveu a resposta militar aos ataques de agosto do ano passado pelo Exército de Salvação de Arakan Rohingya (ARSA) como brutal e premeditada.
Eles indicam um "nível de planejamento e planejamento" consistente com o "trabalho inacabado" de Min Aung Hlaing de resolver o que Mianmar considera como seu problema bengali de longa data, afirmou o relatório.
Referia-se a como os muçulmanos Rohingya não têm cidadania em Mianmar e são vistos como indesejados refugiados bengalis, apesar de terem vivido no país de maioria budista por muitas décadas.
O governo co-administrado pelo conselheiro estadual Aung San Suu Kyi  permitiu o discurso de ódio e não conseguiu proteger as minorias étnicas no país, segundo o relatório.
"Através de seus atos e omissões, as autoridades civis contribuíram para a comissão de atrocidades e crimes", afirmou.
"Suu Kyi não usou sua posição de fato como chefe de governo, nem sua autoridade moral, para conter ou impedir os eventos que se desdobram no Estado de Rakhine", acrescentou o relatório.
Ele disse que o abuso sistemático e de décadas que o governo dispensou aos Rohingya foi excludente, tendo consistentemente negado sua cidadania e restringido severamente sua liberdade de movimento.
No estado de Kachin e Shan, a missão também verificou vários conflitos armados, confirmando padrões consistentes de violações do direito internacional.
"As operações do Tatmadaw no norte de Mianmar são caracterizadas por ataques sistemáticos contra civis e conduzidas em flagrante desrespeito pela vida, propriedade e bem-estar dos civis", disse o relatório.
A missão da ONU, que não tem acesso a Mianmar, entrevistou 875 vítimas e testemunhas de supostos crimes cometidos por militares de Mianmar, falando a refugiados que vivem em campos em Bangladesh e em outros países.
Também analisou documentos, fotos, vídeos e imagens de satélite. Um relatório completo será publicado e apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em 18 de setembro.
A Anistia Internacional disse que o relatório da ONU trouxe ainda mais provas contundentes dos crimes de atrocidades das forças de segurança de Mianmar contra os Rohingya e contra as minorias étnicas no norte de Mianmar.
"Este relatório, que acrescenta a uma montanha de evidências de crimes sob o direito internacional cometidos pelos militares, mostra a necessidade urgente de investigação criminal independente e é claro que as autoridades de Mianmar são incapazes de levar à justiça os responsáveis", disse Tirana Hassan, diretor de resposta a crises da Anistia Internacional.
O governo de Mianmar e os líderes militares ainda não responderam ao relatório.  UCANEWS

Comentários

Mensagens populares