VIETNAME Tribunais do Vietname prendem ativista católico há 20 anos


VIETNAME
Tribunais do Vietname prendem ativista católico há 20 anos
Sacerdotes celebram Missa especial para ex-soldado, enquanto advogado condena 'rude, má e inescrupulosa' sentença









O ativista católico Le Dinh Luong ouve o veredicto do tribunal
na província de Nghe An em 16 de agosto, quando foi preso
por 20 anos por tentar derrubar o governo comunista
do Vietnã. (Foto por AFP) repórter da ucanews.com,
Vinh Vietnam 17 de agosto de 2018
Um tribunal no centro do Vietnã condenou 20 anos de prisão a um ativista católico pela realização de atividades que buscavam "derrubar o governo do povo".
O Tribunal do Povo, na província de Nghe An, em 16 de agosto, também condenou Le Dinh Luong a cinco anos de prisão domiciliar depois de terminar sua prisão, informou o jornal estatal Nghe An  .
O jornal disse que Luong era "um reacionário altamente perigoso" acusado de "conduzir ações para derrubar o governo popular".
O jornal afirmou que Luong, de 53 anos, foi considerado culpado por ser membro do Viet Tan, dos Estados Unidos, que o Vietnã considera um grupo terrorista. Ele induziu outros ativistas a se unirem ao Viet Tan, incitou as pessoas a se oporem ao governo comunista e boicotar as eleições nacionais em 2016, e liderou protestos contra a poluição marinha severa .
O prédio do tribunal estava fortemente vigiado pela polícia. Apenas a esposa de Luong foi autorizada a comparecer ao julgamento.
Enquanto Luong, um ex-soldado, estava sendo julgado, 17 sacerdotes de Ke Dua Deanery concelebraram uma Missa especial, na qual participaram centenas de católicos em sua paróquia de Vinh Hoa. Eles oraram para que ele fosse pacífico e resiliente no tribunal.
Fontes da Igreja disseram que muitos policiais e militares foram colocados em locais públicos. 
Nguyen Xoan, nora de Luong, disse estar orgulhosa de seu sogro, que é "corajoso e orgulhoso de seus 'crimes'".
Ela disse que ele ficou em silêncio durante o julgamento e sorriu quando sua sentença foi anunciada. "Eu sou inocente. Libertem-me imediatamente", ela citou como dizendo no final do julgamento.
O advogado de defesa Dang Dinh Manh disse no Facebook que "nós realmente admiramos e aplaudimos o que ele fez e é dedicado, e sua maneira tranquila e relaxada no julgamento".
A Irmandade para a Democracia, baseada no Vietnã, disse que a prisão e o julgamento de Luong foram um duro golpe para os direitos humanos e a política.
"Todas as suas atividades só mostraram [respeito pela] liberdade de ação dos partidos políticos, do discurso e da imprensa", disse o advogado protestante Nguyen Van Dai , fundador do grupo, em um comunicado.
Dai, que foi condenado a 15 anos de prisão por uma tentativa de derrubar o governo em abril, mas foi libertado e exilado na Alemanha em junho, disse que não há "governo popular", mas "apenas um governo autoritário comunista anti-democrático". -revolucionário e reacionário "existe no Vietnã desde 1975.
O advogado condenou a sentença de Luong e descreveu-a como "um ato rude, perverso e inescrupuloso do governo". Ele pediu ao governo que liberte imediata e incondicionalmente Luong.

Em 15 de agosto, o Tribunal Superior de Hanoi também condenou o ativista de direitos humanos Nguyen Viet Dung, de 32 anos,  a seis anos de prisão e mais cinco anos de liberdade condicional por conduzir campanhas contra o Estado. UCA News

Comentários

Mensagens populares