FILIPINAS Trabalhadores migrantes filipinos continuam sofrendo em silêncio

FILIPINASTrabalhadores migrantes filipinos continuam sofrendo em silêncio
Apesar das promessas de Duterte de encontrar emprego em casa, mais e mais pessoas estão procurando ganhar a vida no exterior.
Todos os dias, milhares de filipinos se candidatam ao 
trabalho no exterior porque supostamente não encontram 
empregos estáveis ​​no país. (Foto de Angie de Silva)
Ronald Reyes, Manila, Filipinas , 14 de agosto de 2018
Jean foi para a Arábia Saudita porque não conseguiu encontrar um emprego estável nas Filipinas para sustentar seus três filhos pequenos. A mãe solteira de 25 anos deixou seus filhos aos cuidados de seus pais em uma aldeia montanhosa. Ela encontrou trabalho como ajudante doméstico e recebeu um salário de cerca de US $ 500 por mês. Jean gostava de seu trabalho como empregada doméstica durante os primeiros meses. Ela limpava, cozinhava e lavava a roupa para os empregadores árabes. No entanto, os dias de trabalho ronda o relógio, às vezes sem tempo para dormir e comer, vieram. Ela reclamou que seu empregador estava violando o contrato.

"Eu não tive um dia de folga", disse ela. "Eu nem sequer fui autorizado a espiar fora de uma janela ou a sair pela porta."
O único refúgio de Jean era seu celular. Toda chance que ela tinha, ela conversava com sua família e amigos.
Tal como acontece com histórias semelhantes de mulheres trabalhadoras migrantes, Jean acabaria por ser espancada, esbofeteada e abusada pelos seus empregadores, até que ela decidisse desistir.
Ela voou de volta para as Filipinas sem nada. Recuperar seus pertences da agência que a enviava para o exterior exigia requisitos documentais que eram muito caros.
Jean desistiu. Ela achou que tinha mais sorte do que Joanna Daniela Demafelis , de 29 anos , que foi encontrada em um freezer no Kuwait, e Jakatia Pawa, de 44 anos, que foi acusada de matar a filha de seu empregador.
O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que admira os trabalhadores migrantes por sua "altruísmo e coragem em suportar as dificuldades de viver longe de casa para sustentar suas famílias".
Em um discurso em 23 de julho, o presidente disse que os trabalhadores migrantes filipinos "sintetizam a resiliência inata da nação".
"Prometo fazer o que for preciso para dar a todos os filipinos uma vida confortável", prometeu Duterte.
De fato, os trabalhadores migrantes do país ajudaram a impulsionar a economia do país. 
Somente em 2017, as remessas de trabalhadores filipinos para o exterior atingiram um recorde histórico de US $ 31,29 bilhões.
Mas o grupo de trabalhadores migrantes Migrante , disse que o presidente estava "esfregando sal na ferida" quando falou sobre a situação dos filipinos trabalhando no exterior.
"Ele estava fazendo declarações de parentesco desprovidas de especificidade", disse Arman Hernando, porta-voz do grupo.
Em vez de parar de exportar mão-de-obra, o presidente "sistematizou e institucionalizou", disse ele. 
A nova lei de reforma tributária implementada pelo governo tornou-se um fardo adicional para os trabalhadores. 
Ele disse que o preço de garantir documentos governamentais que são necessários para se candidatar a um emprego subiu.
A falta de oportunidades em casa continua a levar milhões de filipinos a trabalhar no exterior.
O instituto de pesquisa independente, a Fundação Ibon , disse que as "fontes de renda de mão de obra barata e barata", juntamente com o esquema de contratação de mão-de-obra informal no país, levaram os filipinos a buscarem pastos mais verdes. "
Cerca de 4.690 filipinos saem do país todos os dias para procurar trabalho no exterior.
Administração Filipina de Emprego no Exterior relatou que cerca de 1,3 milhão de filipinos deixaram o país de janeiro a setembro somente em 2017.
As Filipinas, juntamente com a Indonésia, são conhecidas como "o maior fornecedor de trabalhadores migrantes" para mais de 100 países.
A maioria desses trabalhadores são mulheres que servem como ajudantes domésticas, enfermeiras, cuidadoras e animadoras.
De acordo com a Agência de Estatísticas das Filipinas, 53,7 por cento dos trabalhadores migrantes filipinos são mulheres.
O Migrante observou que, embora Duterte tenha prometido erradicar as raízes da migração forçada, isso não aconteceria enquanto os salários locais não fossem aumentados, a contratação de mão-de-obra casual não fosse abolida e a distribuição de terras aos agricultores sem terra não fosse implementada.
"Espera-se que o regime aumente o programa de exportação de trabalho de quatro décadas como uma solução rápida para esse dilema", disse Hernando, do Migrante.
Ele disse que mais filipinos seriam "vendidos como escravos" em terras estrangeiras, já que a vida nas Filipinas se torna insuportável.
Entre aqueles que partem nos próximos meses é Jean.
Apesar de sua experiência nas mãos de seus empregadores na Arábia Saudita, ela está voltando para o exterior.UCANEWS
"Espero encontrar outro emprego. Não vou desistir", disse ela, acrescentando que o futuro de seus filhos depende dela.

Comentários

Mensagens populares