EUROPA Arcebispo de Sarajevo frisa urgência de salvaguardar as «raízes cristãs» do Velho Continente


EUROPA
Arcebispo de Sarajevo frisa urgência de salvaguardar as «raízes cristãs» do Velho Continente
Ago 6, 2018 - 13:54
Radicalismo islâmico está a crescer na Bósnia-Herzegovina, de onde saem todos os anos 10 mil católicos  

Em entrevista à Fundação Ajuda a Igreja que Sofre, enviada hoje à Agência ECCLESIA, D. Vinko Puljic aborda a realidade atual do seu país, “de onde se estima que emigrem todos os anos 10 mil católicos”.
“Desde o fim da guerra que a nossa pequena comunidade continua a diminuir todos os anos, por causa da desigualdade a nível político e jurídico. Alguns não encontram trabalho, outros, pelo contrário, têm um emprego mas já não conseguem viver num país onde não gozam dos mesmos direitos que os outros cidadãos”, conta o cardeal.
Atualmente, “os católicos são discriminados nas duas entidades instituídas pelos acordos de Dayton em 1995: na Federação croata-muçulmana, por não serem muçulmanos e na República sérvia da Bósnia-Herzegovina por serem maioritariamente de origem croata”.
Para D. Vinko Puljic, a responsabilidade deve recair na comunidade internacional, nas instâncias europeias, que “não oferecem aos católicos” da Bósnia “o mesmo apoio concedido a outros grupos”.
Daí que destaque a necessidade de a Europa partir de novo à “redescoberta das suas raízes cristãs”.
“Atualmente presta-se atenção apenas à parte material e ignora-se a dimensão espiritual do homem. A Europa deve aprender a cuidar das suas raízes cristãs, caso contrário, continuará a temer o radicalismo”.
A Bósnia-Herzegovina é uma das principais portas de entrada para o Islão na Europa, e é também uma nação marcada pela intolerância e repressão religiosa.
“Temos boas relações com os muçulmanos eslavos, mas é difícil dialogar com os islâmicos radicalizados provenientes do mundo árabe. Sobretudo porque, do ponto de vista político, eles ignoram a nossa presença”, salienta D. Vinko Puljic, para quem importa fortalecer as pontes de ligação entre estes dois mundos, no Velho Continente, para que possam viver pacificamente, lado a lado. Caso contrário será muito difícil.
“Infelizmente, a Europa não conhece bem o Islão e não entende o que significa viver lado a lado com o radicalismo islâmico”, complementa. JCP|Ecclesia

Comentários

Mensagens populares