ANGOLA Novo Bispo de Cabinda


ANGOLA
Novo Bispo de Cabinda                                        Foto: Ecclesia
  D. Belmiro Cuica Chissenguetti é novo bispo de Cabinda
  
O novo bispo de Cabinda (Angola), D. Belmiro Cuica Chissengueti apresentou-se como «missionário», rejeitando politização do cargo e disse que quer ser alguém aberto ao diálogo, sem nunca fechar as portas a ninguém.
“Eu vou como missionário e é nesta perspetiva que eu gostaria de ser recebido, tratado”, como alguém que “vai anunciar a justiça e a paz, abrir pontes de diálogo entre as pessoas”, assinalou D. Belmiro Cuica Chissengueti, de 49 anos, nomeado pelo Papa Francisco a 3 de julho.
O novo bispo de Cabinda vai ser ordenado a 30 de setembro, numa cerimónia a decorrer na Arquidiocese de Luanda; a tomada de posse na Diocese de Cabinda acontece a 7 de outubro.
D. Belmiro Cuica Chissengueti, era superior provincial da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos) em Angola.
Quanto a pretensões independentistas no enclave de Cabinda, o novo bispo sublinha que a missão da Igreja é essencialmente religiosa, espiritual, sem qualquer distinção de pessoas.
Num olhar para o panorama social e político, o bispo de Cabinda sublinha as consequências da atual “crise do petróleo” que afeta Angola, lamentando o dinheiro “escondido em Portugal e noutros bancos do Ocidente” durante um tempo de maior prosperidade e criticando ainda a grande dependência da China.  in VM-setembro 2018

Comentários

Mensagens populares