BÂLTICOS Lituânia: Papa encerra visita com homenagem a vítimas do KGB e do Holocausto (c/vídeo)


 BÂLTICOS
Lituânia: Papa encerra visita com homenagem a vítimas do KGB e do Holocausto (c/vídeo)
Set 23, 2018 - 16:07
Francisco rezou no Museu da Ocupação e Lutas pela Liberdade, junto de bispo que foi deportado para a Sibéria pela URSS
Numa visita por ocasião do centenário do país, o segundo pontífice a pisar o solo lituano pediu que a nação seja “farol de esperança” e uma terra de memória, “contra toda a injustiça”.

“Que [a Lituânia] promova esforços criativos na defesa dos direitos de todas as pessoas, especialmente das mais indefesas e vulneráveis; que seja mestra na reconciliação e harmonização das diferenças”, acrescentou.


O andar superior documento a resistência lituana contra URSS; os pisos inferiores são as celas, as câmaras de tortura e execuções.
Francisco deixou uma mensagem no livro de honra da instituição: “Neste local que evoca as muitas pessoas que sofreram, em resultado da violência e do ódio, e que sacrificaram as suas vidas em prol da liberdade e da justiça, rezei ao Deus Omnipotente para que possa sempre conceder os seus dons de reconciliação e paz sobre o povo lituano”.
O Papa começou a sua viagem no sábado, em Vilnius, elogiando a abertura da Lituânia às várias culturas e rejeitando discursos de ódio ou rejeição do outro

Depois de uma visita de caráter ecuménico a um santuário mariano e de um encontro com os jovens, ainda no sábado, Francisco começou o domingo em Kaunas, perante 100 mil pessoas, evocando os sofrimentos da ocupação soviética e do nazismo e alertando para os alerta para perigo de novos totalitarismos na Europa.
Na Catedral de Kaunas, cidade ligada à resistência dos católicos face à ocupação da URSS, o Papa prestou presta homenagem a religiosos perseguidos pelo regime soviético.









A viagem aos países bálticos prossegue esta segunda-feira na Letónia e conclui-se esta terça-feira, na Estónia, por ocasião do centenário da independência destas nações. OC|Ecclesia

Comentários

Mensagens populares