NICARÁGUA Padre Augusto Gutiérrez alerta para «genocídio» na Nicarágua

NICARÁGUA
Padre Augusto Gutiérrez alerta para «genocídio» na Nicarágua

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) alerta para a violência e a repressão sobre a população na Nicarágua que atinge também a Igreja Católica e há sacerdotes que pedem a intervenção da Comunidade Internacional. 

“Eles ameaçaram-nos de morte porque dizem que somos os líderes desta situação”, afirmou o padre Augusto Gutiérrez. Para o pároco no bairro de Monimbó, no sul de Masaya, está-se a assistir a um genocídio. O sacerdote encontra-se escondido depois de ter recebido inúmeras ameaças e alerta para a situação de emergência que se vive na Nicarágua. 
Os protestos no país americano começaram a 18 de abril e ganharam força com pedidos de demissão do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, acusado de abuso de poder e de corrupção. Desde então, calcula-se que já terão morrido entre 277 a 351 pessoas, devido à resposta extremamente dura e violenta das autoridades. 
A Igreja Católica tem tentado ser mediadora, mas é acusada de estar ao lado dos manifestantes e Daniel Ortega já afirmou que está em curso uma tentativa de golpe de Estado. 
O político de 72 anos está no poder desde 2007, depois de já ter liderado os destinos desta nação entre 1979 e 1990, sendo que atualmente o sistema político na Nicarágua não prevê limite de mandatos. 
“A paz e a vida humana são bens indispensáveis e estão acima de qualquer interesse”, afirmou o presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), o cardeal Angelo Bagnasco, numa carta enviada ao arcebispo de Manágua e presidente da Conferência Episcopal da Nicarágua, o cardeal Leopoldo Solórzano.  in VOZ DA MISSÃO-setembro 2018

Comentários

Mensagens populares