QUERIDOS AMIGOS 52 ANOS MISSIONÁRIO | Diocese do Porto 24 set. 2018


QUERIDOS AMIGOS
52 ANOS MISSIONÁRIO | Diocese do Porto
24 set. 2018
AGRADEÇO
A DEUS, PAIS, IRMÃOS, SOBRINHOS, FAMILIARES, AMIGOS: servi Deus e a Missão: padre: 52 anos; Pároco (12 anos); - professor: 29 anos; - jornalista: 53 anos; - viagens: 22 anos; - escritor: livros (7+); - calvário: 11 anos; - missionário pela imprensa. MUITO OBRIGADO.
(Como dizia São Paulo: isto não é para me envaidecer mas sim para reconhecer os dons que Deus me deu e o que tem querido fazer por meio de mim – porque o BEM a Ele pertence e o MAL é meu)

Neste dia 24 de setembro 2018, aos meus queridos amigos agradeço terem-me ajudado a ser mais padre e missionário com a vossa amizade e estímulo: PADRE em todos os 81 países onde estive – Moçambique, África do Sul e Canadá - ou por onde passei com grupos) e PÁROCO  da cidade de Angoche – 12 anos, e visitas às comunidades do interior;  PROFESSOR com Diploma do Ministério da Educação, em Cernache do Bonjardim 21 anos inesquecíveis pelo carinho (Seminário, IVS e Cursos nocturnos), a colaboração como Reitor (com a participação em 43 mil para reparação da igreja com telhado novo), e no Colégio São João de Brito, em António Enes – 13 anos como professor e Diretor; JORNALISTA (CP 4072 A) desde 1965 - 53 anos – Editorialista de ‘Novidades’, como Chefe de Redacção da revista BOA NOVA e VOZ DA MISSÃO com mudança para cores, design e paginação, colaboração gratuita com milhares de artigos em jornais diários, mensais e semanais – colaboração que ainda continua; VIAGENS  ‘Amigos de Verdade’ e jornal trimestral ‘IDE’: 162  por 81 países totalmente à minha responsabilidade com objectivos: fé – cultura e repouso – maravilhosos retiros missionários durante pelo menos uma semana: quase todas para o estrangeiro atingindo 3 a 4 mil pessoas – com Hotéis 4 ou 5 estrelas pelas ‘Viagens Abreu’; ESCRITOR: 7 livros publicados e outros em preparação; CALVÁRIO: problemas muito graves de coluna – com cirurgias cervical, lombar e aguardando outras duas por causa de uma queda, e grave DEPRESSÃO que me tem acompanhado (além de 3 esgotamentos tratados em Joanesburgo (2) e 1 em Portugal, sempre por ‘excesso de trabalho’ segundo neurologista – ‘com 52 anos já é tempo de ter juízo’, mas desde há 11 anos é uma ‘constante na vida’.


Como dizia Paulo Manna, depois de vir doente das Missões da China: agora sou ‘um missionário falido’ mas, pensando melhor: afinal posso falar, posso escrever. E lançou a ‘Italia Missionária’ que atingiu 100 mil exemplares de tiragem. Então dizia: já não sou um missionário falido pois reencontrei a minha vocação missionária… Faço minhas as suas palavras.
(Tenho evitado Festas: 25 e 50 anos de sacerdócio:  vividas no ‘silêncio e na oração” que é a melhor resposta para um mundo sem fé, sem Deus: e as comezainas e o palavreado que se ouve são indigestos ou deixam-nos vazios. Os 25 anos passei-os na Madeira com o Pe. José Alves em casa dum casal muito amigo que conheci na África do Sul e os 50 anos em casa de um casal amigo de Santa Maria da Feira, e que – Deus o tenha Céu – acaba de falecer no dia 21).
A TODOS OS QUE ME TÊM ACOMPANHADOS NESTAS E NOUTRAS ACTIVIDADES UM GRANDE ABRAÇO DE GRATIDÃO PELA AJUDA QUE SEMPRE ME DERAM FORÇA PARA SER UM MISSIONÁRIO FELIZ. GRAÇAS AO SENHOR E A MARIA SANTÍSSIMA. ALELUIA. Ad maiorem Dei gloriam

Comentários

Mensagens populares