CHINA Santa Sé acusada de muita diplomacia, pouca fé

CHINA
Santa Sé acusada de muita diplomacia, pouca fé
O cardeal Zen diz que a secretária de Estado do Vaticano encorajou o papa a ter uma visão ingênua dos comunistas governantes da China
O cardeal reformado Joseph Zen Ze-kiun durante a missa em memória do
padre Wei Heping, sacerdote clandestino da diocese de Ningxia, na China,
que morreu em circunstâncias misteriosas. (foto do ucanews.com)
repórter ucanews.com, Hong Kong China 
21 de novembro de 2017

O cardeal reformado Joseph Zen Ze-kiun, de Hong Kong, criticou fortemente a diplomacia da Santa Sé com Pequim durante uma missa em memória de um padre chinês que morreu em circunstâncias misteriosas dois anos atrás.
Em sua homilia, o Cardeal Zen disse aos participantes da missa na Igreja de St. Jude, em 10 de novembro, que ficara chocado ao saber, através de várias fontes, certos detalhes sobre as negociações sino-vaticanas sobre a nomeação de bispos na China. .
O cardeal Zen disse que havia um plano "maligno" para "pedir a renúncia dos fiéis bispos da China, a fim de deixar espaço para bispos ilícitos. É chocante. Esse é o começo do fim". 
As autoridades do Vaticano não estão seguindo as instruções do papa desde a época do papa Bento XVI, disse o cardeal durante a missa que lembra o padre Wei Heping, de 41 anos.  
O cardeal Zen disse que o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, deveria ter uma melhor compreensão do Partido Comunista Chinês. Ele disse que o cardeal Parolin está erroneamente encorajando o papa Francisco a ter uma abordagem excessivamente otimista em relação ao governo chinês.
"O diálogo é necessário, mas não deve ser muito otimista quando se lida com o regime comunista", disse o cardeal Zen.
"Demasiada ênfase na diplomacia, em vez de nossa fé, ou nenhuma linha de fundo sobre chegar a um acordo, ou vender-se, não é de forma alguma fiel à missão dos Apóstolos", disse ele.
O cardeal Zen disse que a Santa Sé teme ofender Pequim e, como tal, não faz a coisa certa. Ele deu o exemplo de como a Santa Sé nunca condenou a misteriosa morte do padre Wei (que também tinha o pseudônimo de Yu Heping) ou a longa prisão do bispo James Su Zhimin de Baoding ou a demolição de cruzes na província de Zhejiang .
O cardeal disse que a Santa Sé nem sequer condenou como os bispos sem a aprovação do Vaticano assistiram duas vezes a ordenações de bispos aprovados pelo Vaticano. Ele disse que a Santa Sé também permitiu que bispos aprovados pelo Vaticano se juntassem ao Congresso Nacional para Representantes Católicos.
O cardeal enfatizou que ele não se rebelaria contra a Santa Sé, mas quando o dia realmente chegou, "eu vou desaparecer, não mais dizer nada, vamos tranquilamente ir até a caverna para chorar!"  
O cardeal Zen enfatizou que acreditava que era isso que o padre Wei queria dizer do céu, e esperava que a Santa Sé pudesse recuar do precipício e não vender fiéis católicos na China .
O corpo do padre Wei foi encontrado jogado em um rio em Taiyuan, na província de Shanxi, norte da China, em novembro de 2015. A polícia alegou que ele cometeu suicídio, mas  a família do padre Wei não pôde ver o relatório da autópsia.
Segundo uma fonte da igreja, conhecedor do relatório da autópsia, havia uma grande área do cérebro do padre Wei que sofreu hemorragia interna.

A missa em memória do Padre Wei foi organizada pela Comissão de Justiça e Paz de Hong Kong. UCANEWS

Comentários

Mensagens populares