TURISMO EUROPA: Nova plataforma online vai promover Património Mundial e turismo sustentável na Europa


TURISMO
EUROPA: Nova plataforma online vai promover Património Mundial e turismo sustentável na Europa
Un News/ Jing Zhang

Castelo dos Mouros, uma das edificacões da Paisagem 
cultural de Sintra, classificada pela UNESCO
    14 setembro 2018
Paisagem natural de Sintra, em Portugal, entre as 34 localizações recomendadas pela Unesco; lançamento coincide com os Dias Europeus do Património; iniciativa conta com o apoio da União Europeia
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Unesco, lança neste sábado a plataforma “Viagens ao Património Mundial” em Paris.
O projeto cofinanciado pela União Europeia promove o turismo sustentável em alguns sítios considerados Património Mundial. São 34 locais, em 19 países, que a plataforma encoraja a descobrir “de forma mais sustentável”.
Melhor turismo
A diretora do Centro do Património Mundial da Unesco disse que o objetivo é mudar a forma como as pessoas viajam. Mechtild Rössler explicou que a ideia é que “as pessoas fiquem mais tempo, experienciem a cultura local e o seu ambiente e adquiram um maior conhecimento sobre os valores do património mundial”.
A plataforma “Viagens ao Património Mundial” convida os viajantes a explorarem quatro itinerários: Europa Real, Europa Antiga, Europa Romântica e Europa Subterrânea. Estes locais têm relação para contar o que a agência chama “fascinante história da Europa e do seu património”.
Sintra
Sintra foi o primeiro local situado na Europa a entrar na lista do Património Mundial enquanto paisagem cultural. Os seus 960 hectares fazem parte do Parque Natural Sintra-Cascais com uma flora única graças ao seu microclima.
Desde os tempos da presença muçulmana, estes montes graníticos servem de refúgio a reis e aristocratas que construíram imponentes palácios e conceberam jardins e florestas de valor incalculável.
Indústria
O website contém informação prática e ferramentas para ajudar os viajantes a planearem a sua viagem, com base no conhecimento local sobre o destino.
Mechtild Rössler disse que para além dos viajantes, espera-se também que a indústria se inspire conteúdo desta plataforma, incluindo operadores, agentes de viagens e autoridades de turismo, locais e nacionais.
A meta é promover um turismo genuíno alinhado com os objetivos deste projeto e refletir melhor o valor universal do Património Mundial.
Segundo a Unesco, a plataforma deverá ajudar a atrair turistas chineses para a Europa no âmbito do Ano do Turismo China-Europa que se assinala em 2018. O website estará disponível em inglês, chinês e francês. UN NEWS









Comentários

Mensagens populares