MOÇAMBIQUE EDUCAÇÃO: Unesco quer que educação seja um investimento contínuo em Moçambique


MOÇAMBIQUE
EDUCAÇÃO: Unesco quer que educação seja um investimento contínuo em Moçambique
Novas definições de pobreza incluem fatores como educação. Foto: UNIOGBIS

6 setembro 2018
O representante da agência  no país considera que educação de qualidade é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que pode contribuir para evolução econômica do país; ele cita a importância da educação na mudança de comportamento dos povos.
“Alfabetização e Desenvolvimento de Habilidades” é o lema que marca a comemoração do Dia Internacional da Alfabetização. Em Moçambique a data constitui uma oportunidade para mobilizar os diferentes atores na promoção da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.
A ONU News, em Maputo, ouviu o representante da Unesco, Moussa-Elkadhum Djaffar.  Ele considera a abordagem deste ano “Alfabetização e Desenvolvimento de Habilidades”  uma oportunidade de reflexão conjunta sobre a papel da alfabetização.
Oportunidade
“É para reforçar a importância do programa de alfabetização, um programa que reforça claramente as capacidades de escrita, leitura e cálculos também, para ensinar habilidades para vida, habilidades técnicas para se inserir no mercado formal e para sua sobrevivência também”.
Moussa-Elkadhum Djaffar apela o investimento da Educação pois considera ser a força motriz para economia de um pais, porém, cita 3 aspectos a considerar.
Educação de qualidade é o objetivo de número 4 dos Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável.
Foto: Unicef Serra Leoa/2015/Indrias G Kassaye,
by dsu-admin

“Moçambique tem uma taxa de analfabetismo que é ainda muito alta. O segundo é a taxa muito baixa de desempenho do sistema de educação. O sistema de educação  tem muitas crianças que vão à escola mas terminam cedo, sem os conhecimentos básicos da leitura e da escrita, então, vão aumentar a taxa e a população que não alfabetizados e o terceiro aspecto é o crescimento rápido da população”.
Esforços
Expressar o reconhecimento dos esforços feitos por alfabetizadores, educadores, organizações da sociedade civil e líderes comunitários em atividades de alfabetização  é um dos desafios da Unesco em Moçambique
“O ODS número 4, educação de qualidade, é claramente o primeiro Objetivo acelerador na economia de um país. A educação vai criar conhecimento, inovação, vai mudar o comportamento sobre o meio ambiente, os aspectos ligados aos direitos humanos, nutrição... Então para mim, a educação é um investmento que deve ser contínuo e de uma grande importância “
No âmbito do Dia Internacional da Alfabetização a representação da UNESCO no país apoia nesta quinta-feira, 6 de setembro, um workshop sobre “A importância do Dia Internacional da Alfabetização” a ter lugar na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique. O encontro irá reflectir sobre a ligação entre alfabetização e desenvolvimento de habilidades.
Para encerrar as actividades da semana da alfabetização, no dia 8 de setembroa capital de Moçambique, Maputo, acolhe uma reflexão sobre a relevância da alfabetização para a sociedade onde os alfabetizandos vão partilhar histórias de vida com os participantes e os professores apresentam suas pesquisas relacionadas com o desenvolvimento da alfabetização e das habilidades. UNNEWS

Comentários

Mensagens populares