CHINA Criminalização da cultura tibetana na China


CHINA
Criminalização da cultura tibetana na China
Caso trágico do defensor da língua tibetana, Tashi Wangchuk, destaca como Pequim "brinca com o sistema" em disputas políticas
Esta foto tirada em 1 de março mostra crianças em trajes tradicionais tibetanos e policiais assistindo aos monges budistas tibetanos durante uma cerimônia para Monlam, também conhecida como o Grande Festival de Oração de Losar, o Ano Novo Tibetano, no Mosteiro de Rongwo, no condado de Tongren, Prefeitura autônoma tibetana de Huangnan, no platô de Qinghai-Tibet. Um jovem tibetano foi condenado a cinco anos de prisão por manifestar preocupação com a redução da cultura e das classes de língua tibetanas no Estado chinês. (Foto de Johannes Eisele / AFP) Sang Jieja China 13 de setembro de 2018
 Liang Xiaojun, advogado de defesa do defensor da língua tibetana Tashi Wangchuk , postou uma mensagem em sua conta no Twitter em 22 de agosto, retransmitindo o veredicto no recurso de Tashi depois de ter sido incitado a separatismo por buscar uma inclusão mais ampla da língua no currículo local.
No dia 22 de maio, o Tribunal Intermediário de Yushu, na província de Qinghai, no oeste da China, condenou-o a cinco anos de prisão, e o Tribunal Popular Superior de Qinghai não encontrou motivos para se opor a isso.
"Segundo o veredicto que recebemos, o argumento pessoal de Tashi Wangchuk e a declaração de defesa de seu advogado não foram adotados na apelação, e o julgamento original foi confirmado", twittou Liang.
O caso remonta a 27 de janeiro de 2016, quando o The New York Times divulgou um documentário sobre um processo aberto por Tashi, que acusou o governo local tibetano de não proteger e promover a cultura tibetana. Depois que o vídeo foi transmitido, Tashi foi arbitrariamente detido. Seu caso foi finalmente aberto para julgamento em 4 de janeiro.
O veredicto do tribunal superior enfureceu várias organizações e grupos de direitos humanos que apóiam o Tibete, que disseram que destacou como o Estado de Direito estava sendo ignorado na região ao lidar com questões tibetanas .
Obrigado. Agora você está inscrito em nosso boletim informativo Daily Full Bulletin
Em 23 de agosto, a Coalizão de Defesa Tibetana divulgou um comunicado criticando o Partido Comunista Chinês (PCC)  por atropelar a Constituição.
"A demissão chinesa do apelo de Tashi Wangchuk é uma zombaria da justiça e mostra um desdém por [como o resto do mundo vê isso]", afirmou.
A Rede Internacional do Tibete também emitiu uma declaração denunciando o veredicto.
"A rejeição de seu apelo é uma prova clara de que as pessoas deveriam estar tremendo de medo. A nova política da China visa criminalizar a cultura tibetana, atacando pessoas ou grupos que estão apenas tentando promover sua própria língua e cultura. A China deve imediatamente liberar Tashi Wangchuk incondicionalmente ", dizia.
Mas a decisão do tribunal superior não foi inesperada, dado que os tribunais superiores apóiam rotineiramente os veredictos originais na China em questões de segurança nacional, tentativas de "dividir o país" ou outras questões políticas, especialmente no Tibete.
Como a regra do PCC quase sempre supera o estado de direito na China, sob o princípio orientador da estabilidade nacional, a lei muitas vezes parece pouco mais do que um tipo de papel de parede ou decoração que pode ser removido ou modificado sempre que o governo se sente isto.
Isto é especialmente verdade para os tibetanos.
No caso de Tashi, não havia bases legais para sua prisão, acusação e sentença, pois a acusação levantada contra ele não poderia ser apoiada em um tribunal real e em funcionamento.
A suposta evidência apresentada contra ele em ambos os tribunais não era nada senão ridícula. A peça central foi um documentário lançado pelo Times  detalhando o processo original de Tashi, acusando o governo local de não proteger e promover a cultura tibetana.
Foi transmitido online, o que significa que era visível por qualquer pessoa em todo o mundo com uma ligação à Internet. Todos, isto é, exceto aqueles que vivem em alguns países, incluindo a China continental como Pequim, imediatamente a bloquearam.
Dito isto, os chineses mais experientes, especialmente nas grandes cidades, ainda podem contornar os censores na maioria dos casos, usando uma rede privada virtual.
Para quem não estava preocupado em proteger o poder do partido na China, o documentário não mostrou nada que justificasse a acusação que Tashi estava enfrentando. Mas esta é a China e se o governo deseja encontrar falhas em alguém, especialmente no Tibete, não precisa se preocupar em encontrar um pretexto adequado.
No entanto, tudo o que Tashi estava fazendo ao lançar seu apelo foi exercer seu direito à liberdade de expressão e lutar para preservar a língua tradicional de sua região.
Durante sua apelação, seus advogados observaram como sua condenação era "uma violação do direito do povo de desfrutar da liberdade de expressão e do direito da mídia de supervisionar e informar sobre questões de direito".
"Tashi Wangchuk é apenas um jovem tibetano que expressou sua preocupação simples pela redução [na escala] da cultura tibetana e das aulas de idiomas", continuaram.
"Nós imploramos ao tribunal superior para reduzir a sentença pesada ... para salvaguardar os direitos básicos dos cidadãos e a dignidade da lei".
Esses apelos caíram em ouvidos surdos, no entanto, com o Tribunal Popular Superior de Qinghai entregando uma resposta pungente.
"O tribunal acredita que quando o apelante, Tashi Wangchuk, se envolveu ativamente nas filmagens [do documentário] e aceitou entrevistas da mídia para fazer comentários que minaram a solidariedade dos grupos étnicos e a unidade do Estado, ele cometeu atos compatíveis com a ofensa de incitar o separatismo ".
Como tal, o tribunal disse que não tinha escolha a não ser negar provimento ao recurso e confirmar o julgamento original. Sublinhou que esta decisão foi final e não poderia ser contestada em nenhum outro tribunal no futuro.
Alguns pesquisadores de questões de direitos humanos no Tibete e na legislação chinesa em geral apontaram que, em muitos casos envolvendo questões políticas no Tibete, o tribunal de primeira instância busca orientação do tribunal de apelação antes de proferir seu veredicto. Esta é uma clara violação do estado de direito e ridiculariza todo o conceito de apelar a uma decisão injusta.
Ainda mais notório é como esse sistema reconfigura o papel dos advogados chineses. Eles não são os guardiões da lei, mas sim "testemunhas do processo legal".
Como observou Ling Qilei, o segundo dos advogados de defesa de Tashi, uma das grandes humilhações para aqueles que fazem parte do maquinário legal da China é que eles são engrenagens em uma máquina com quase nenhum poder para lutar contra tal decisão moralmente errada.
"Não há outro caminho. Somos apenas testemunhas do processo legal", disse ele.
Sang Jieja é um escritor, comentarista e ex-porta-voz chinês do governo tibetano exilado. Ele agora está estudando na Espanha

Comentários

Mensagens populares