EUROPA Cristãos não são cidadãos de segunda in JM online


EUROPA
Cristãos não são cidadãos de segunda*
O bispo do Funchal, D. Nuno Brás, afirmou que a Europa “nasceu Cristã” e foi sempre marcada pelo “ritmo e valores morais do Cristianismo. O prelado referiu que os “cristãos não são cidadãos de segunda”, pelo que têm de fazer ouvir a sua voz, dando “o seu contributo para que se mantenham os valores comuns”.
D. Nuno Brás falava durante a conferência sobre «O desafio de ser cristão, na Europa de hoje», que teve lugar no dia 14 de maio, na Igreja do Colégio, para celebrar o Dia da Europa.
Sublinhou  que “Europa não coincide necessariamente com União Europeia” pois aquela é  “uma realidade maior” que “marca a história da civilização europeia, que é também a história das relações muito conturbadas entre a Igreja e o Estado”, que “não estão completamente resolvidas, nem nada que se pareça”.
Se “o Estado não tem religião, a sociedade tem religião e esta dimensão religiosa é essencial à vida das pessoas”, como exigência da liberdade religiosa e da dignidade de todo o ser humano. Por isso, se nos disserem para nos calarmos porque isso são coisas da religião, não o devemos fazer.
Por outras palavras, “não queremos impor nada a ninguém, sempre propomos, mas não nos obriguem a calar” e sobretudo a continuar a aceitar aquilo que tem acontecido, isto é, que Deus continue a ser “expulso das realidades oficiais, das universidades, das escolas e das empresas”. * in VMjunho2019,p.5

Comentários

Mensagens populares