SOMÁLIA/secafome Falta de chuva deixa milhões de pessoas sem alimentos na Somália


SOMÁLIA/secafome
Falta de chuva deixa milhões de pessoas sem alimentos na Somália
Texto F.P. | Foto Lusa | 22/05/2019 | 08:49 FM
Estimativas indicam que 18 por cento da
população pode ficar em situação de
insegurança alimentar. Número de crianças
 admitido nos centros de saúde com sintomas
de desnutrição é preocupante

Um novo estudo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) estima que a escassez de chuva prevista para os próximos meses, de julho a setembro, pode deixar cerca de 18 por cento da população em risco de fome. Este índice de insegurança alimentar é 40 por cento mais alto do que as estimativas feitas no princípio do ano. 
Segundo Mario Zappacosta, economista da FAO, a organização também está preocupada com o número de crianças que sofrem de desnutrição e que foram admitidos nos centros de alimentação terapêutica desde o início do ano, assim como com a quantidade de animais em más condições. 
«Os pastores das zonas mais afetadas pela seca viram-se obrigados a sacrificar as crias dos seus animais, já que não têm suficiente comida e água para eles», sublinhou o representante da FAO na Somália, Serge Tissot. As previsões agora divulgadas baseiam-se em dados recolhidos por especialistas, que incluem várias análises da precipitação e das temperaturas, e que preveem a pior seca no país dos últimos anos. Fátima Missionária

Comentários

Mensagens populares