ROHINGYA/massacreRackine Indignação com a prisão de jornalistas pelo massacre de Mianmar

ROHINGYA/massacreRackine
Indignação com a prisão de jornalistas pelo massacre de Mianmar
12/5/2019 Eucanews
Repórteres da Reuters são condenados a sete anos de prisão por violar a lei de segredos de Estado "em novo patamar pela liberdade de imprensa"
O jornalista da Reuters Wa Lone (centro) fala à 
imprensa em 27 de agosto em frente a um 
tribunal em Yangon. Ele e seu colega Kyaw Soe 
Oo foram presos por sete anos em 3 de setembro 
por violar uma lei de segredos de Estado, 
enquanto relatavam a crise de Rohingya. 
(Foto de Ye Aung Thu / AFP)
John Zaw, Mandalay  Myanmar, 3 de setembro 
de 2018

As Nações Unidas, diplomatas e defensores da liberdade de imprensa reagiram com consternação à prisão de dois jornalistas da Reuters sob a Lei de Segredos Oficiais da era colonial de Mianmar e conclamaram o governo a libertá-los.
Um tribunal em Yangon prendeu Wa Lone, 32 anos, e Kyaw Soe Oo, 28, por sete anos cada, em 3 de setembro, por violar a lei sobre segredos de Estado durante o relato do massacre de Rohingya.
Os dois foram presos em dezembro passado por supostamente estarem de posse de relatórios policiais. Nos termos da Lei dos Segredos Oficiais, o crime tem um prazo máximo de 14 anos de prisão.
Os jornalistas afirmaram que foram enquadrados pela polícia depois de relatar um massacre de Rohingya em uma aldeia no Estado de Rakhine.
Knut Ostby, residente da ONU e coordenador humanitário em Mianmar, disse que uma imprensa livre é essencial para a paz, justiça e direitos humanos para todos.
"As Nações Unidas sempre pediram a libertação dos dois jornalistas da Reuters e eles deveriam poder retornar às suas famílias e continuar seu trabalho como jornalistas", disse Ostby.
O editor-chefe da Reuters, Stephen Adler, disse: "Hoje é um dia triste para Mianmar, os jornalistas da Reuters Wa Lone e Kyaw Soe Oo e a imprensa em todos os lugares".
A Human Rights Watch disse que a condenação por acusações politicamente motivadas anuncia um retorno à repressão da mídia vista durante o regime militar em Mianmar.
Brad Adams, diretor da Human Rights Watch na Ásia, disse que "as convicções ultrajantes mostram a disposição dos tribunais de Mianmar de amordaçar as reportagens sobre atrocidades militares".
"Essas sentenças marcam um novo recorde para a liberdade de imprensa e um retrocesso nos direitos sob o governo de Aung San Suu Kyi", acrescentou.
Adams pediu às autoridades de Mianmar que liberem os jornalistas, já que essas condenações "não esconderão os horrores cometidos contra os Rohingya do mundo - eles apenas revelam o precário estado de liberdade de expressão no país ea necessidade urgente de ação internacional" para libertar os jornalistas. jornalistas.
O caso atraiu a atenção mundial depois que os jornalistas expuseram os assassinatos de 10 homens rohingya na aldeia de Inn Dinn em Rakhine, onde mais de 700 mil rohingya foram forçados a fugir de suas casas após a sangrenta repressão militar de Mianmar.
Mianmar está enfrentando duras críticas sobre os abusos de direitos em Rakhine, depois que uma missão da ONU descobriu que os militares cometeram violentos abusos aos direitos humanos no Estado.
Os militares governaram Mianmar por seis décadas antes do governo de Suu Kyi chegar ao poder.
Suu Kyi disse à rede de televisão japonesa NHR em junho que os jornalistas foram presos por violarem a Lei dos Segredos Oficiais, mas coube ao sistema judicial decidir se eram culpados.
A vencedora do Nobel foi amplamente criticada por seu fracasso moral na situação de Rohingya e o recente relatório da ONU a destacou por seu silêncio sobre as atrocidades militares contra Rohingya em Rakhine.

Alguns internautas de Mianmar saudaram a decisão do tribunal de prender os jornalistas da Reuters. "Eles devem ser condenados à prisão perpétua por serem traidores do país", disse um deles. Outro acrescentou: "Por que eles não expõem os assassinatos de pessoas pelo ARSA (Exército de Salvação de Arakan Rohingya)?"

Comentários

Mensagens populares