TABACO/mata8milhõesano Tabaco mata cerca de 8 milhões de pessoas por ano


TABACO/mata8milhõesano
Tabaco mata cerca de 8 milhões de pessoas por ano
29 maio 2019
Cerca de 3,3 milhões de consumidores e não fumantes expostos ao fumo passivo morreram de doenças relacionadas ao pulmão em 2017; OMS alerta que fumo passivo mata mais de 60 mil crianças com menos de cinco anos.
Mais de 40% das mortes relacionadas ao tabaco são causadas por doenças pulmonares como cancro, doenças respiratórias crónicas e tuberculose.
A OMS destaca os danos causados pelo produto à saúde dos pulmões em vésperas do Dia Mundial Sem Tabaco, que todos os anos é marcado em 31 de maio.
Exposição
Intenção é recuperar os custos de saúde relacionados com o
tratamento de doenças induzidas pelo tabaco. ,
by ONU News / Yasmina Guerda


A agência das Nações Unidas apelou aos países e parceiros que aumentem a ação para proteger as pessoas da exposição ao fumo do tabaco.O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, lembrou que o produto mata pelo menos 8 milhões de pessoas por ano.
O representante defende que é preciso que a proteção dos pulmões seja estimulada em níveis individual e dos mais próximos, “dizendo não ao tabaco.”
Mortes A OMS destaca que 1,5 milhão perderam a vida devido a doenças respiratórias crónicas e 1,2 milhão por cancros da traqueia, brônquios e do pulmão. Ainda 600 mil mortes acontecem devido a infecções respiratórias e tuberculose.
O fumo passivo mata mais de 60 mil crianças com menos de cinco anos.
O apelo da OMS é que os países combatam a epidemia do tabaco e implementem medidas eficazes para controlar o tabagismo.
Pedido A agência recomenda medidas conhecidas como “MPower”, como sejam criar locais livres de fumo e apoiando o fim do uso.
Aos pais e líderes comunitários, informem as famílias protegendo-as dos danos causados pelo consumo do tabaco.
Em 2019, a campanha do Dia Mundial Sem Tabaco terá enfoque sobre "o tabaco e a saúde dos pulmões".
Todos os anos, a iniciativa pretende chamar a atenção sobre os efeitos nocivos e fatais do uso do produto e da exposição ao fumo passivo, além de desencorajar o uso do tabaco de todas as formas. 

Comentários

Mensagens populares