ROMÉNIA/sexta Papa encerra primeiro dia da visita junto da comunidade católica


ROMÉNIA/sexta
Papa encerra primeiro dia da visita junto da comunidade católica
Mai 31, 2019 - 16:54
Francisco destaca papel das mulheres na construção do futuro, em reflexão centrada na figura da Virgem Maria
Foto: Lusa

O Papa Francisco encerrou hoje – 31.05.2019 -  o primeiro dia da sua visita à Roménia com uma celebração na catedral católica de São José, em Bucareste, destacando o papel das mulheres na construção do futuro.
“Contemplar Maria permite-nos estender o olhar sobre tantas mulheres, mães e avós destas terras que, com sacrifício sem alarde, abnegação e empenho moldam o presente e tecem os sonhos do futuro. Doação silenciosa, tenaz e despercebida”, declarou, na homilia da Missa, perante centenas de pessoas que lotaram o templo.
A celebração decorreu depois de uma série de encontros ecuménicos com responsáveis da Igreja Ortodoxa da Roménia.
A passagem do papamóvel pelas ruas da capital romena foi acompanhada por centenas de pessoas.
Francisco centrou a sua reflexão para a minoria católica (cerca de 7% da população do país) em três expressões “Maria caminha, Maria encontra, Maria rejubila”.
Falando das várias viagens realizadas pela Virgem Maria, particularmente venerada pelos católicos romenos, o Papa sublinhou que “nunca foram caminhos fáceis, exigiram coragem e paciência”.
Foto: Lusa

A intervenção destacou a importância do encontro entre jovens e idosos, dando origem ao “milagre” da cultura do encontro, “na qual ninguém é descartado nem rotulado”.
Francisco afirmou que “o problema da fé é a falta de alegria”, que encerra as pessoas em si próprias e leva a esquecer Deus, “Pai, salvador e poderoso”.
Pensemos nas grandes testemunhas destas terras! Pessoas simples, que confiaram em Deus no meio das perseguições. Não colocaram a sua esperança no mundo, mas no Senhor, e assim continuaram em frente”.
O Papa desafiou os católicos a ser “promotores duma cultura do encontro que desminta a indiferença e a divisão e permita a esta terra cantar, com força, as misericórdias do Senhor”. OC|Ecclesia

Comentários

Mensagens populares