ROHINGYA/genocídio ONU quer pressionar as forças armadas de Mianmar

ROHINGYA/genocídio
ONU quer pressionar as forças armadas de Mianmar
Missão de apuração de fatos diz que comunidade internacional deveria cortar todo apoio financeiro em relação ao "genocídio"
Refugiados Rohingya assistem a uma aula ao ar livre no
campo de refugiados de Kutupalong, em Cox's Bazar,
Bangladesh, em 15 de novembro de 2018. Recentemente, a
Missão de Inquérito Internacional sobre Mianmar visitou o
campopara recolher depoimentos de refugiados sobre crimes
cometidos por militares de Mianmar. (Foto de Dibyangshu
Sarkar / AFP) repórter da ucanews.com,
Naypyitaw 
Myanmar 16 de maio de 2019

Uma missão das Nações Unidas pediu à comunidade internacional para cortar todo o apoio financeiro e outros para as forças armadas de Mianmar.
Os comandantes militares precisam ser isolados e levados perante um tribunal para responder às acusações de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídiodisse a Missão de Inquérito Internacional da ONU sobre Mianmar (FFM) em 14 de maio .
O presidente da FFM, Marzuki Darusman, disse que as medidas eram necessárias porque Mianmar não fez o suficiente para resolver os conflitos da nação e proteger os direitos humanos, incluindo os de mais de um milhão de civis étnicos rohingya que foram forçados ao exílio.
"Não houve movimento em direção à resolução da crise", disse Darusman após completar uma visita de dez dias a Bangladesh, Malásia, Tailândia e Indonésia. "A situação está em total paralisação."
A FFM submeteu um relatório de 444 páginas ao Conselho de Direitos Humanos em setembro de 2018, documentando como os militares de Mianmar violaram brutal e sistematicamente os direitos humanos das minorias étnicas.
Destacou as “operações de limpeza” dos militares contra os Rohingya no Estado de Rakhine em 2017, quando as forças de segurança mataram milhares de civis Rohingya, estupraram mulheres e meninas e queimaram suas aldeias em violência que levou ao êxodo de mais de 700.000 pessoas em dois meses.
Tanto as armas militares como civis do governo de Mianmar rejeitaram o relatório.
Autoridades de Mianmar destruíram aldeias Rohingya vazias com escavadeiras, efetivamente destruindo provas criminais, enquanto não avançavam na resolução das animosidades étnicas que ajudaram a alimentar a crise.
Em Cox's Bazar , Bangladesh, a FFM visitou recentemente o campo de refugiados de Kutupalong e reuniu depoimentos de muitos refugiados Rohingya sobre abusos dos direitos humanos perpetrados pelos militares de Mianmar.
Darusman disse aos refugiados que quando o mandato da FFM expirar em setembro, entregará suas informações, documentação e evidências ao novo Mecanismo Independente de Investigação em Mianmar, estabelecido pelo Conselho de Direitos Humanos para facilitar e agilizar processos criminais justos e independentes contra os autores de crimes. no direito internacional.

"Em suma, este não é o fim da história", disse Darusman. "Por favor, tenha esperança de que isso levará à eventual responsabilização daqueles que são responsáveis ​​pelo que aconteceu contra a comunidade Rohingya."

Comentários

Mensagens populares