COMUNICAR/ média rostos Igreja desafiada a comunicar com «rostos» concretos, nas redes digitais
Set 27, 2019 - 12:59
Jornadas
de Comunicação debateram presença no Instagram, sublinhando importância do
fator humano
Foto: Arlindo Homem |
Os participantes nas Jornadas
de Comunicação 2019, que se concluem hoje em Fátima, defenderam a necessidade
de apresentar “rostos” concretos nos vários projetos católicos nas redes
digitais.
Cerca de 150 pessoas marcaram
presença na iniciativa, que decorreu desde quinta-feira, numa organização do
Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e da Rede Mundial de Oração do
Papa em Portugal sobre o tema “O impacto da imagem”, com atenção particular à
presença no Instagram.
No momento de partilha de
conclusões, oito grupos apontaram prioridades, como a de falar a “linguagem do
outro”, com atenção à “ternura” e à escuta, recorrendo a uma “comunidade de
publicadores”.
Os participantes convidaram as
várias instituições a “arriscar”, dando protagonismo aos jovens, sendo também
capazes de mostrar os “bastidores”, sem medo das imperfeições.
“É preciso habitar realmente o
mundo digital, comunicando com ternura e autenticidade”, assinalou-se, nas
intervenções conclusivas.
Em cima da mesa esteve também
a necessidade de centrar-se mais em “causas”, com testemunhos.
Na primeira conferência da
manhã, Paulo Salgado, docente da Universidade do Minho, falou sobre a
influência e o poder da imagem no Instagram, apresentando “estratégias e
práticas” que passam, entre outras, por “construir comunidade”, sem deixar, por
exemplo, comentários por responder.
“É importante ser genuíno”,
apontou.
O especialista considerou
“fundamental” o tipo de interação – seguir, gostar, comentar, responder – e
“partilhar pequenas doses de conhecimento”.
A iniciativa, que decorre na
‘Domus Carmeli’, em Fátima, integra pelo segundo ano consecutivo as Jornadas
Nacionais de Comunicação Social, promovidas pelo Secretariado Nacional das
Comunicações Sociais, e as IV Jornadas de Comunicação Digital, promovidas pela
Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal.
O programa incluiu reflexões
sobre os desafios da comunicação da Igreja aos jovens, estratégias de
comunicação de eventos, marcas e pessoas e como usar o Instagram na comunicação
de uma instituição eclesial.
Acrescentando uma vertente
mais prática às Jornadas, o programa encerra-se, esta sexta-feira, com dois
workshops sobre Design de comunicação de eventos (cartazes, posts para várias
Redes Sociais) e captação e elaboração de pequenos vídeos institucionais,
breves declarações ou entrevistas.
OC
Comentários
Enviar um comentário